INB leva informação sobre ciclo do combustível nuclear na Exapicor em Resende

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) participou entre os dias 26 de setembro e 5 de outubro da 56ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende, a Exapicor 2025. A INB estava entre os expositores da festa, que teve ainda a participação da Câmara Municipal de Resende, ArcelorMittal, Nissan, Caravana da Ciência, do Governo do Estado, entre outros. O presidente da INB, Marcelo Xavier, foi representado na abertura pelo superintendente de Enriquecimento Isotópico, Eduardo Campos, e pelo superintendente de Licenciamento e Engenharia, Luciano Sadde. A abertura contou ainda com a presença do prefeito de Resende, Tande Vieira, vereadores, secretários de governo e representantes de empresas expositoras.

O superintendente de Enriquecimento Isotópico afirmou que a participação da INB em um evento como a Exapicor é uma importante oportunidade para mostrar à população do município o trabalho desenvolvido na INB. “Em nosso estande, podemos apresentar a alta tecnologia dos nossos processos industriais e como estes funcionam dentro de rigorosos critérios de segurança, trazendo benefícios para toda a sociedade por meio da produção de um combustível nuclear que irá gerar uma energia elétrica ‘limpa’, sem a emissão de gases poluentes da atmosfera”, enfatizou Campos.

No estande da INB, o visitante pôde acessar informações gerais sobre a empresa, especialmente a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), situada em Engenheiro Passos, distrito de Resende. Além de conhecer o funcionamento do ciclo do combustível nuclear, o visitante teve acesso à réplica do combustível nuclear, pastilhas de urânio e componentes do elemento combustível.

O vendedor Jonathas Vitoriano, morador de Engenheiro Passos, visitou o estande e destacou a relevância da ação para esclarecer dúvidas da população sobre o tema ‘radioatividade’. “Foi bem interessante, até porque pude mostrar um pouco mais para o meu filho, o que a INB faz, já que moramos próximos. Esses dias, ele me perguntou sobre o assunto e eu cheguei a mostrar vídeos no YouTube, mas com o estande aqui consegui explicar melhor. É uma oportunidade de desmistificar mitos”, disse Jonathas. Para ele, também é importante que a comunidade conheça o trabalho da INB e se sinta segura. “Conhecer o que é feito e como é feito deixa a gente mais tranquilo. Informação é o que faz a diferença”, afirmou o vendedor.

A professora Ana Cláudia Mendes visitou o estande da INB e elogiou a iniciativa da empresa de apresentar, de forma didática, o ciclo do combustível nuclear ao público. “Me explicaram tudo, mostrando passo a passo o processo. É algo que eu não conhecia bem, mas ver ali concretamente foi muito interessante. Me prendeu a atenção do início ao fim”, contou Ana Cláudia. “Para os jovens é excelente, porque pode aguçar o interesse em aprender mais. É um processo químico complexo, mas muito fascinante. Ver isso de perto faz toda a diferença”, disse a professora.

Além do estande, a INB também fez a distribuição, no dia 29, de 200 mudas nativas da Mata Atlântica, como cabeludinha, gurumixama, araçá e cerejeira-do-Brasil, produzidas em seu Programa de Reflorestamento Ambiental da FCN.

EXAPICOR- A Exapicor é uma festa que acontece anualmente em comemoração ao aniversário da cidade de Resende, que é dia 29 de setembro. A programação inclui: atividades rurais, apresentações culturais, shows regionais, shows de renome nacional, atrações infantis, parque de diversões, exposição de animais de grande e pequeno porte, torneio leiteiro, provas hípicas, estandes e praça de alimentação. 

 

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: