A Indústrias Nucleares do Brasil - INB participou, nessa quarta-feira (22/10), do Invest Mining Summit 2025, em São Paulo/SP, considerado o maior evento de investidores em mineração do país. Representaram a empresa o presidente interino, Tomás Filho, e o superintendente de Novos Negócios e Minerais Estratégicos Associados ao Urânio (SUNOV.P), Saulo Ribeiro. Durante o encontro, os executivos realizaram uma série de contatos institucionais com grandes players dos mercados de mineração e finanças, tanto nacionais quanto internacionais.
A participação da INB tem como foco a busca de novas parcerias no âmbito do Programa de Parcerias PROURANIO, que vem sendo conduzida pela SUNOV. O programa é estratégico para o país, pois visa impulsionar a exploração de urânio e minerais associados por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), conforme estabelecido pela Lei nº 14.514/2022.
Segundo Tomás, a presença no evento é fundamental para fortalecer o diálogo com o mercado e abrir novas possibilidades de cooperação. “O Invest Mining Summit é um espaço privilegiado para apresentar o potencial do Brasil no campo dos minerais estratégicos e atrair investimentos que possam dinamizar a cadeia de valor do urânio. A INB tem atuado com firmeza na construção de um modelo de parceria que combine segurança, eficiência e retorno econômico para o país”, destacou o presidente interino.
Com o tema “A importância econômica da mineração no cenário de transição energética”, o evento reuniu autoridades, representantes do setor privado e instituições financeiras para debater as oportunidades e os desafios da mineração na nova economia de baixo carbono.
A secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Ana Paula Bittencourt, também esteve presente no evento, e afirmou em sua fala a importância do desenvolvimento da cadeia do urânio para a segurança energética.
O superintendente Saulo Ribeiro reforça que o momento é decisivo para consolidar as bases de um modelo sustentável e competitivo para o setor. “O PROURANIO está em andamento e em breve vai concretizar as parcerias da INB com os entes privados, alavancando os negócios na mineração de urânio do país. Nesse momento já temos a proposta de modelo de negócios pronta e estamos interagindo com a ENBPar, o MME, a ANM e o BNDES. Estamos acelerando as etapas necessárias para que, até o final de 2026, possamos realizar as primeiras licitações para formação das PPPs. Esse processo abrirá novas frentes de investimento e ampliará a capacidade nacional de produção de urânio e minerais estratégicos associados. Nossa presença no evento reafirma o foco da INB com as expectativas do mercado e os anseios do nosso acionista.”, afirmou.
Ao reunir especialistas, investidores e representantes governamentais, o Invest Mining Summit 2025 tem como objetivo se tornar um espaço de convergência entre o setor mineral e o mercado financeiro, estimulando o surgimento de novos projetos e o fortalecimento da mineração como vetor de desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil.