Portal da INB alcança nível Ouro em avaliação de transparência do TCU

A INB foi classificada na Faixa Ouro após atingir o índice de 86,53% do nível de transparência do seu portal (www.inb.gov.br), conforme avaliação do Tribunal de Contas da União - TCU no Ciclo de 2025. O órgão analisou, neste ano, portais públicos de 54 órgãos e entidades federais no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

O resultado é fruto de um trabalho em conjunto de diversas áreas da empresa e representa um avanço para a INB, que nos últimos dois ciclos, 2023 e 2024, tinha sido classificada na Faixa Prata. As categorias de classificação, em ordem crescente, podem ser Inexistente, Inicial, Básico, Intermediário, Elevado, Prata, Ouro e Diamante, de acordo com o nível de mínimo de transparência, que pode ir de 0% a 100% de atendimento.

O ouvidor da INB, José Antônio da Cunha Costa, afirma que a conquista é importante para aumentar a confiança pública e dos órgãos de controle com relação à empresa, fortalecer a imagem da INB e promover a prestação de contas (accountability) e a governança como um todo. “Um futuro parceiro internacional enxerga com bons olhos este selo, ou seja, o quão transparente é a INB para com a sociedade”, diz. E acrescenta: “Para o novo ciclo de avaliação, em 2026, intensificaremos esforços, com as áreas detentoras dos dados, visando assim a conquista do selo Diamante”.

Entre os itens verificados na avaliação estão a disponibilização e atualização das informações no site, a série histórica, a possibilidade de gravar um conjunto de informação em formato editável e a ferramenta de pesquisa. Entre os dados que precisam ser apresentados estão licitações e contratos, receita e despesa, diárias, recursos humanos, entre outros.

José Antônio destaca ainda que a INB conseguiu manter, mais uma vez, 100% de cumprimento dos itens de transparência ativa, monitorados pela Controladoria-Geral da União. Conforme definido pela CGU, as informações publicadas em transparência ativa são aquelas disponibilizadas pelos órgãos e entidades, independentemente de solicitação, utilizando principalmente a internet. A disponibilização proativa de informações de interesse público, além de facilitar o acesso dos cidadãos sobre decisões e iniciativas governamentais, evita o acúmulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.
 

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