O presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear (ENBPar), Marlos Costa de Andrade, e o presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Marcelo Xavier de Castro, estiveram na Fazenda Itataia, no dia 25 de setembro, onde será desenvolvido o Projeto Santa Quitéria, no Ceará. A visita contou ainda com a presença dos diretores Tomás Filho (Recursos Minerais), Itamar de Almeida (Finanças e Administração), Alexandre Siciliano (Enriquecimento Isotópico) e Reinaldo Gonzaga (Combustível Nuclear).
Ao conhecer de perto o local, o presidente da ENBPar ressaltou a relevância do projeto para o país. “Fizemos questão de vir aqui pessoalmente. Vamos em conjunto trabalhar e procurar soluções para transformar o projeto em uma realidade”, afirmou Marlos de Andrade.
“Essa mina será um orgulho para o país”, declarou o presidente da INB. Marcelo Xavier reforçou que toda a diretoria da empresa está empenhada e trabalhando pelo Projeto Santa Quitéria.
“É uma alegria estar aqui recebendo o presidente da ENBPar, que é um cearense, junto com o presidente da INB, um funcionário de carreira com mais de 38 anos de empresa, e toda a diretoria executiva. Todos aqui presentes para ver a grandeza dessa riqueza do Brasil que nós, em breve, vamos transformar em uma realidade para gerar energia para o nosso povo”, disse o diretor Tomás Filho.
O Projeto Santa Quitéria é uma parceria da INB com a empresa Galvani para a exploração conjunta de fosfato e urânio encontrados de forma associada na jazida de Itataia. O empreendimento contribuirá para segurança alimentar e geração de energia limpa, com a produção de fertilizantes fosfatados destinados à agricultura e de concentrado de urânio para produção de energia elétrica.
Evento sobre energia
Durante a viagem ao Ceará, o presidente da INB e os diretores da empresa também marcaram presença na cerimônia de abertura da 7ª edição do Proenergia Summit 2025, em Fortaleza. O evento, realizado nos dias 24 e 25 de setembro, reuniu autoridades, empresários e especialistas do setor de energia do país, para debater inovações e estratégias voltadas à matriz energética brasileira.
No dia 25, representando o diretor de Recursos Minerais, a geóloga Ana Angélica Gomes Luz participou do painel “Energia Nuclear: Expectativas para o Futuro”. Para Ana Angélica, a participação da INB no evento foi relevante para o fortalecimento do papel da energia nuclear no debate sobre os rumos sustentáveis da produção de energia no país.
O evento também foi uma oportunidade importante para debater o Projeto Santa Quitéria. “Trata-se de um projeto essencial não apenas para o desenvolvimento socioeconômico da região, com a geração de empregos e infraestrutura, mas também para ampliar a capacidade de produção nacional de urânio, insumo crítico para a geração de energia nuclear. Santa Quitéria tem potencial para colocar o Brasil entre os grandes players mundiais no setor”, considerou a geóloga.