Maio Amarelo: PRF promove atividades de conscientização no trânsito na INB Resende

Em função da Campanha Maio Amarelo, a Indústrias Nucleares do Brasil - INB recebeu a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende/RJ, nesta sexta-feira, dia 19/05, para realização de diversas atividades de promoção da segurança no trânsito com os colaboradores.

A primeira delas consistiu em fazer a verificação de velocidade dos veículos na entrada da fábrica, assim como a de outras normas de segurança, como utilização do cinto de segurança pelos condutores. A PRF também ministrou uma oficina educativa na FCN. 

De acordo com o gerente de Segurança Empresarial e Proteção Física da INB, Emanoel Ferreira Junior, o objetivo da campanha é conscientizar e instruir os colaboradores em relação à segurança no trânsito. “Essa é a segunda vez que realizamos a atividade com a PRF e acreditamos que promover a consciência dos empregados internamente possibilitará com que eles atuem de forma mais prudente nas rodovias fora da empresa”, afirmou o gerente.

Segundo o agente da PRF, Enéas Paes, que chefia o Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte (GFT) e o Grupo de Educação para o Trânsito na região, a atividade desenvolvida na INB é de fundamental importância, pois valoriza a educação no trânsito, que é uma das principais ferramentas da PRF. “Nosso objetivo é levar a conscientização para uma direção mais responsável”, disse ele, que foi acompanhado dos agentes Shilton Thompson e Raul Monteiro.

Paes destacou que o trabalho de educação no trânsito foi fortalecido após uma resolução da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010, que determinou que de 2011 a 2020 seria instituída a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Como o objetivo de redução em 50% no número de mortes no trânsito não foi atingido, foi proposta mais uma etapa, de 2021 a 2030, para realização do trabalho.

Entre os temas mais citados na oficina educativa realizada pela PRF na INB Resende – que foram estabelecidos pela OMS – estavam: embriaguez ao volante, excesso de velocidade, uso de celular e falta de cinto de segurança e de capacete. Na palestra, foram apresentados dados estatísticos, como número de mortes por acidentes no trânsito, que é de cerca de 30 mil ao ano no Brasil, e o custo social relacionado, que é de R$ 52 bilhões no país. A falha humana é a maior causa de acidentes e chega a 90%; questões relacionadas ao veículo são 5% e às vias 5%.

Maio Amarelo- Além do evento promovido nesta sexta-feira, a INB divulgou vídeos internos sobre o tema e realizará, na próxima semana, uma palestra sobre acidentes no trânsito.

A campanha Maio Amarelo nasceu em 2014 e foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o intuito de alertar as pessoas sobre os perigos do trânsito e como diminuir o número de acidentes. Dentre os agentes do movimento estão o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: