Um projeto da Indústrias Nucleares do Brasil - INB está levando informação para professores de Caldas, em Minas Gerais, sobre radiação, as atividades da Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC) e as ações da empresa voltadas ao meio ambiente da região. Denominado INB na Escola, o projeto faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) e tem o objetivo de capacitar os profissionais nos temas relacionados à atuação da empresa e formar multiplicadores em educação ambiental.
“O projeto tem a meta de capacitar 15 professores por ano, mas em 2025 vamos ultrapassar esse número”, conta a bióloga Amália Matavelli Rosa, da Gerência de Descomissionamento da INB. É que a primeira turma conta com 42 profissionais da Escola Estadual Vicente Landi Júnior. Foram realizados três encontros, sendo o último no dia 19 de agosto. Encerrando a programação, está prevista para outubro uma visita à unidade. No total, serão 12 horas de capacitação. E, ao final do curso, será emitido um certificado de participação.
No início das atividades do projeto, todos receberam uma apostila com os assuntos abordados ao longo do curso, que contempla temas como: contextualização da INB e da UDC, incluindo a história, missão, atividades, o ciclo do combustível nuclear e radiação; as estruturas em operação na unidade; monitoramentos e programas ambientais e radiológicos da UDC; e conceito e ações previstas no descomissionamento.
“Os assuntos são apresentados pelo técnico responsável pela atividade na UDC, o que mobiliza grande parte dos profissionais da empresa para levar a informação mais fidedigna possível ao público do projeto INB na Escola”, afirma a bióloga. “A receptividade tem sido boa”, considera Amália, destacando que nesses encontros os professores também têm a oportunidade de esclarecer as dúvidas em relação ao que é apresentado.
A iniciativa recebeu o apoio da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Poços de Caldas, vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. O INB na Escola é um dos projetos do Programa de Educação Ambiental da UDC voltados ao público externo dos municípios de Caldas, Poços de Caldas e Andradas. O PEA é uma exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e conta também com ações voltadas aos trabalhadores da unidade da INB em Caldas.