Unidade da INB em Caldas é utilizada pela Polícia Militar de MG para treinamento

A Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), da Indústrias Nucleares do Brasil – INB, foi o local escolhido para um treinamento realizado pela equipe da 6ª Base Regional de Aviação do Estado (BRAvE), da Polícia Militar de Minas Gerais. Durante os dois dias de atividades, 23 e 24 de abril, a equipe da brigada de emergência da UDC também participou de exercícios de combate a incêndio e resgate de vítimas.

O treinamento ocorreu em uma área próxima à portaria principal da unidade e teve como objetivo o aprimoramento das técnicas utilizadas pela PM, especialmente em relação à combate a incêndio e defesa civil (resgate de vítimas), com a utilização de helicóptero. Os exercícios foram acompanhados e avaliados por uma equipe de treinadores de Belo Horizonte/MG.

De acordo com a Polícia Militar, a unidade da INB em Caldas foi escolhida por possuir uma área propícia ao desenvolvimento das atividades e alocação de recursos logísticos necessários. Pela corporação, participaram cerca de 25 pessoas. Além do helicóptero, também foram utilizados viaturas policiais, caminhão de abastecimento e estavam disponíveis, caso necessário, ambulância, bote e apoio do Corpo de Bombeiros.

A gerente de Descomissionamento de Caldas, Letícia Oliveira Alves, considera que a participação da brigada de emergências da UDC no evento foi extremamente importante para que a equipe da INB pudesse treinar de maneira mais intensa técnicas de apoio aos órgãos externos em uma situação crítica de combate a incêndio, bem como verificar a ocorrência de resgate a vítimas isoladas e/ou em locais de difícil acesso.

A gerente pontua ainda que os exercícios foram realizados com o máximo de segurança, sinalização e controle. “Todos os setores envolvidos estavam previamente alinhados e as atividades rotineiras da UDC não foram impactadas pela realização do evento”, afirma.

A 6ª Base Regional de Aviação do Estado, localizada em Poços de Caldas, é responsável pelas operações aéreas em todo setor sul e sudoeste de Minas Gerais. O grupamento está preparado para atuar em ações e operações na área policial, defesa civil, meio ambiente e resgate/socorro.

“Entendo que este evento agrega muito conhecimento e incentivo às nossas equipes, estreita relações com os agentes externos e proporciona benefícios à sociedade local como um todo”, complementa Letícia Alves.

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: