INB Buena

A Unidade em Descomissionamento de Buena (UDB), no município de São Francisco de Itabapoana (RJ), atuava no processo de separação e na comercialização dos minerais pesados conhecidos como ilmenita, zirconita, rutilo e monazita, extraídos de reservas minerais formadas pela regressão do mar – paleopraia.

A ilmenita (titanato de ferro), a zirconita (silicato de zircônio) e o rutilo (dióxido de titânio) são importantes insumos para várias indústrias: a ilmenita é usada em indústria de pigmentos, ligas metálicas e proteção do revestimento de autoforno; a zirconita é usada em indústria cerâmica; e o rutilo é usado na fabricação de tintas e na indústria de eletrodos para solda.

Como as reservas estão esgotadas, a produção da Unidade se restringe atualmente à recuperação e comercialização de frações remanescentes de sua operação que ficaram acumuladas no pátio, junto à Usina de Beneficiamento Primário.


Saiba mais

A monazita é basicamente um fosfato de terras raras, urânio e tório. Esse fosfato é matéria prima importante na produção de terras raras, que são insumos para a fabricação de produtos como baterias recarregáveis, televisores, catalisadores automotivos e equipamentos de craqueamento de petróleo.



Rua Principal s/nº - Buena
28230-000 São Francisco de Itabapoana – RJ – Brasil

 55-22-2789-0101
 inbbuena@inb.gov.br