INB marca presença em evento do setor nuclear em Brasília

Especialistas, parlamentares e representantes do Governo Federal se reuniram em Brasília para discutir o setor nuclear durante o Nuclear Legacy 2023. O evento, promovido pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), foi realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Clube Naval de Brasília. O presidente da Indústrias Nucleares do Brasil – INB, Adauto Seixas, representou a empresa, assim como os diretores de Produção do Combustível Nuclear, Reinaldo Gonzaga, e de Finanças e Administração, Maurício Pessôa.

A INB foi uma das patrocinadoras do evento, que contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Antonio Amaro dos Santos, do ministro da Defesa, José Múcio, e de membros da Frente Parlamentar, como o deputado Júlio Lopes e Aureo Ribeiro, dentre outros deputados e autoridades que destacaram a relevância e o papel estratégico da energia nuclear no contexto nacional.

Em seu discurso, na abertura do evento, o presidente da ABDAN, Celso Cunha, falou sobre o papel estratégico da energia nuclear nos esforços para descarbonização e ressaltou a importância dos pequenos reatores modulares (SMRs, na sigla em inglês).

“O Brasil, com parcerias com empresas privadas nacionais e internacionais, poderá avançar na produção destes reatores. Através da Nuclep e da INB poderemos garantir a participação neste processo que o mundo iniciou e que já tem cerca de 97 projetos em diversas fases de homologação e construção. Temos a oportunidade de ser um dos grandes fornecedores de combustível para o mundo e produtores de SMRs. Esse é um caminho sem volta”, afirmou Cunha.

O Nuclear Legacy também foi palco de assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre a ABDAN e a Secretaria de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro (Seenemar), com a presença do secretário Hugo Leal.

Premiações
Durante o evento, foram entregues medalhas de honra ao mérito a profissionais e personalidades que se destacaram em suas contribuições para o setor nuclear brasileiro em oito categorias: Relações Institucionais/ Diplomacia, Medicina Nuclear, Jornalista, Indústria Tecnologia, Defesa, Pesquisa & Desenvolvimento, Geração de Energia- Setor de energia e Mídia. Também foram premiados os vencedores das Olimpíadas Nucleares Brasileiras (ONB) – Hackpower 2023, competição direcionada a estudantes de graduação, mestrado e doutorado lançada ainda no início do ano pela ABDAN.

“Todas essas ações vão ao encontro do que todos nós do setor estamos buscando, que é divulgar e desmistificar a tecnologia nuclear para a sociedade. Por isso, é com grande satisfação que a INB participa do Nuclear Legacy, mais um evento importante promovido pela ABDAN”, afirma o presidente da INB, Adauto Seixas.

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: