INB participa de Conferência sobre Proteção Radiológica

A Indústrias Nucleares do Brasil – INB esteve presente na 7ª edição da International Joint Conference RADIO, a RADIO-2024, realizada entre os dias 14 e 18 de outubro no Rio de Janeiro/RJ. Com o tema “Segurança Radiológica na Era da Informação: estabelecendo adequados processos de comunicação”, o evento contou com palestras, mesas-redondas, cursos de atualização e apresentação de trabalhos técnicos. O presidente da INB, Adauto Seixas, participou da abertura da conferência.

No dia 15, o físico Marcelino de Almeida Dantas compôs a mesa-redonda “Proteção radiológica contra a exposição ao radônio em situações de exposições planejadas e existentes”. Marcelino, que é supervisor de proteção radiológica na Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), falou sobre a experiência da UDC no assunto. O físico explicou como é realizada a monitoração ambiental de radônio no ar e deu exemplos de atividades envolvendo exposição ocupacional, como a sobreembalagem de Torta II.

A administradora Cicilia Silveira, da Gerência de Recursos Humanos, integrou a sessão plenária “O Futuro da Área Nuclear no país: Desafios na Gestão do Conhecimento e Formação de Profissionais”, também no dia 15, e falou sobre “Desafios da gestão do conhecimento na INB”. Cicilia apresentou os processos do ciclo do combustível nuclear e explicou como cada etapa conta com conhecimentos específicos. “Aqui começa nosso desafio: gerir tanta diversidade de conhecimento na mesma empresa”, disse. Durante a apresentação a administradora abordou as medidas que vêm sendo adotadas pela empresa para enfrentar esse desafio.

No dia 16, a INB integrou dois painéis no II Encontro de Mulheres do Setor Nuclear, organizado pela Women in Nuclear – Win Brasil. O primeiro, na parte da manhã, teve como tema “Jornalismo Científico” e contou com uma apresentação da jornalista Rosana Soares sobre o projeto da INB no Linkedin. O objetivo era trocar experiências sobre estratégias de comunicação para mudar a percepção do público sobre o setor. 

Na parte da tarde, a mesa-redonda “Controle e segurança de transporte de materiais nucleares contou com apresentações da coordenadora de Logística de Transporte, Thaís Valente; da supervisora de proteção radiológica, Angélica Kiepper, e da física e supervisora de Salvaguarda, Mercia Assis, que explicaram os procedimentos de segurança que são seguidos pela INB durante o transporte de materiais nucleares. “A oportunidade foi muito interessante e enriquecedora. Acho que as nossas palestras se complementaram e explicaram como é o dia a dia do transporte de material radioativo”, disse Thaís. 

A Win Brasil é ligada à Win Global que é uma organização sem fins lucrativos de mulheres que trabalham profissionalmente em vários campos da energia nuclear e aplicações de radiações ionizantes, como medicina e saúde, autoridades reguladoras, na indústria ou como pesquisadoras independentes. 

A INB, como uma das patrocinadoras do evento, foi também expositora com um estande onde eram repassadas mais informações sobre a empresa para os participantes.  

Sobre a RADIO 2024
A RADIO 2024 incluiu o VIII Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica, o X Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI), a décima edição do Congresso de Proteção Contra Radiações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, o X Congresso Internacional de Radioproteção Industrial e o II Encontro Nacional de Mulheres do Setor Nuclear.


 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: