O mês de dezembro começou reunindo funcionários e ex-funcionários da Indústrias Nucleares do Brasil - INB para celebrar a missa em homenagem ao Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineradores. O evento reuniu os fiéis na Unidade em Descomissionamento de Caldas - UDC, em Minas Gerais, e na Unidade de Concentração de Urânio - URA, na Bahia.
Tradicional Missa retorna à Unidade em Descomissionamento de Caldas – UDC/MG
Tradicional Missa retorna à Unidade em Descomissionamento de Caldas – UDC/MGO Dia de Santa Bárbara é uma tradição na cidade de Caldas, em Minas Gerais, sendo comemorado todos os anos com uma missa solene por ser a padroeira dos trabalhadores de minas e mineradores. A festividade encheu os corações de alegria e fé reunindo os empregados das Indústrias Nucleares do Brasil. Com uma recepção diferente a todos os ‘mineiros’, no último dia 4 de dezembro, tanto os funcionários quanto ex-funcionários foram recebidos com um café de acolhimento pelo Presidente da INB.
Durante a comemoração, Adauto Seixas definiu a relevância desse momento para os integrantes do setor nuclear ao ressaltar que “Hoje nós estamos resgatando um momento muito importante, que é essa celebração à Santa Bárbara. Estou muito feliz porque além de estar com os empregados, conseguimos trazer vários ex funcionários e se conseguimos chegar até aqui, eles ajudaram a construir a nossa empresa. O que para mim, só reitera que o maior valor que nós temos é o do ser humano”.
A celebração voltou com força total devido a importância das atividades executadas pela INB para o país. Para a cerimônia, o local escolhido foi o salão de jogos, um espaço bem ao lado do restaurante, que foi especialmente preparado com altar, cadeiras e flores e o padre da Cidade de Caldas para abençoar a todos.
Foram quase três anos de paralisação da homenagem à padroeira dos mineiros na Unidade de Descomissionamento de Caldas, após o período da pandemia, que obrigou a INB a suspender esse momento de confraternização como parte do calendário da cidade de Caldas. E o ponto alto nesse ano de 2023 foi a participação de ex funcionários que tanto contribuíram na trajetória da empresa.
“Entrei na INB (ainda antiga Nuclebrás) em 1981, trabalhava na mina e desde então participo da Missa de Santa Bárbara. Fiquei muito emocionada com o convite e também por rever meus amigos”, afirma a ex funcionária Eleonora Maria Quintiliano.
A homenagem também contou com a presença do Diretor de Recursos Minerais, Luiz Antônio da Silva e do Superintendente de Descomissionamento, Gilberto Ribeiro Costa, que também aproveitou para comemorar o primeiro mês de trabalho na Unidade de Caldas com um discurso de muita gratidão a todos da Unidade de Resende, onde atuou nos últimos 25 anos: “Estou recém-chegado em Caldas e com muita gratidão por todo tempo que passei em Resende. Estar aqui hoje na missa de Santa Bárbara é muito gratificante, momento de celebração”.
A empregada Chienrua Madalena Jacinto da CODEC.M, que já esteve em diversas celebrações também aproveitou o momento para agradecer pelo retorno à INB: “Essa missa é importante para resgatar nossa fé. Estou retornando ao trabalho agora, então é um momento muito importante para estar perto de Deus, independente da crença”.
Tradicional Missa retorna à Unidade de Concentração de Urânio em Caetité – URA/BA
Três anos após a paralisação em consequência da pandemia do Coronavírus, a Missa em homenagem à Santa Bárbara, padroeira dos mineiros ou mineradores, voltou a ser celebrada na Unidade de Concentração de Urânio (URA), em Caetité/BA, no dia 4 de dezembro. Para o técnico em contabilidade Dilson Gama, “poder celebrar a missa em homenagem à Santa Bárbara na INB Caetité, após três anos sem a realização da mesma, é para mim motivo de alegria”. Ele descreve com orgulho poder contribuir há mais de 20 anos com a preparação dessas missas: “Podemos afirmar que a missa em louvor à Santa Bárbara tornou-se uma tradição na URA. Já faz parte do calendário anual de atividades desta empresa e esperamos continuar mantendo a devoção à padroeira dos Mineiros/Mineradores”.
Para a INB em Caetité a celebração foi em intenção dos colegas que já partiram, os doentes e familiares, além do agradecimento às bênçãos recebidas. O técnico em contabilidade lembra ainda a cerimônia da primeira missa que ocorreu no ano 2000, ao ar livre, no local onde a imagem da santa fica exposta durante todo o ano, em um ponto elevado das antigas instalações da empresa, em frente à cava da mina da Fazenda Cachoeira. Segundo ele, “esta primeira missa foi celebrada com a participação dos empregados, convidados e moradores do entorno”.
Vale destacar que, em todos estes anos o Monsenhor Adhemar Cardoso Neves foi quem celebrou a missa em louvor à padroeira. “Atualmente, com quase 93 anos de idade, Monsenhor Adhemar nos presentou com mais um momento de profunda espiritualidade, fé e devoção à Santa Bárbara”, compartilhou Dilson Gama. Assim como o técnico em contabilidade, outros colegas acompanharam a celebração desde o início. É o caso do oficial operacional, Valdemi Pereira da Silva, que atua na região há 39 anos, desde o período da pesquisa geológica. “Sempre gostei de frequentar a missa, receber a benção e agradecer a Deus pelos 39 anos de trabalho na mineração, recebendo proteção da padroeira Santa Bárbara”, confessou Valdemi.
Outra presença marcante da Missa de Santa Bárbara na URA é o Coral Anjos de Deus, sob a coordenação de Leandro Souza de Jesus, o Léo, que bastante entusiasmado tem animado as celebrações e despertado muitas emoções nos participantes. Também o gerente de Planejamento e Lavra (GPLAV.M), Ruy Capitulino, marcou presença em diversas dessas celebrações e fez questão de agradecer a todos os participantes e compartilhar juntamente com Dilson, os registros fotográficos desses momentos tão especiais para a Unidade.