INB São Paulo 

A Unidade em Descomissionamento de São Paulo (UDSP) está instalada numa área de 60 mil m², em Interlagos, e se dedica à guarda de materiais de baixa radioatividade, oriundos da desativação da antiga Usina Santo Amaro, empresa privada que funcionou no bairro do Brooklin, produzindo compostos de terras raras a partir de areia monazítica.

Fechada em 1992, a área da Usina foi descontaminada e liberada para uso irrestrito seis anos depois. Coube então à INB a guarda de 1.179t de materiais, dentre os quais se encontram Torta II, equipamentos, peças e ferramentas da antiga fábrica.

Todo o material está guardado de forma apropriada em bombonas plásticas, caixas metálicas, tambores metálicos e contêineres marítimos, e não apresentam qualquer risco de explosão ou contaminação em galpões industriais. Toda unidade é permanentemente monitorada.

A empresa trabalha na descontaminação do solo da área externa ao galpão de armazenamento dos resíduos da Unidade, já tendo finalizado a atividade em 44 mil m² do terreno. Desse total, 18 mil m2 foram liberados pela CNEN para uso irrestrito e estavam prontos para serem entregues à Prefeitura de São Paulo, conforme decreto de desapropriação. No entanto, o órgão municipal abdicou do uso da área e o terreno permanece sob domínio da INB.


Saiba mais

Também no estado de São Paulo, a INB possui a Unidade de Estocagem de Botuxim (UEB), localizada no município de Itu. Em uma área de 300 mil m², o Sítio São Bento abriga 3.500 toneladas de Torta II armazenadas em sete silos. O material é proveniente da Usina Santo Amaro (USAM), que foi desativada no início dos anos 1990. A INB monitora constantemente a área, que é isolada com cerca de tela e devidamente sinalizada. A segurança da instalação está de acordo com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
 


Rua Miguel Yunes nº 115 - Jurubatuba – Santo Amaro
04444-000 São Paulo – SP – Brasil

55-11-5631-7611