O que é radioatividade?

Radioatividade é a liberação de uma energia invisível chamada de radiação ionizante, que atravessa o ar e as paredes, partindo de um material radioativo. No nosso planeta existem vinte e oito elementos radioativos naturais dispersos em todos os meios. A maioria desses elementos radioativos naturais está dispersa no solo, associada ao urânio ou ao tório.

A radioatividade está em toda parte, sem nenhuma intervenção humana. Existe radioatividade na terra, na água e no ar, causada pelos elementos radioativos naturais, que estão associados ao urânio ou ao tório presentes nestes locais. Existe radioatividade devida ao sol chamada de radiação cósmica. Existe também radioatividade no próprio corpo humano. Nossos tecidos e ossos possuem elementos radioativos, como o potássio 40 e o carbono 14.

A radioatividade também pode ser criada artificialmente, como o Raio X, que utilizamos há muito tempo. Elementos radioativos vêm contribuindo para a melhoria da vida dos homens e para o avanço da ciência e das tecnologias. Esses elementos são utilizados para diagnosticar e tratar doenças, para combater pragas na agricultura, conservar alimentos, analisar estruturas de engenharia, recuperar obras de arte e esterilizar uma série de produtos - de fraldas a garrafas de refrigerantes.


Data da última atualização: 30/09/2020 16:51:02

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: