Há diferenças significativas entre os dados encontrados nas fases pré-operacional (de 1990 a 1998) e pós-operacional (de 1999 em diante)?

O Programa de Monitoração Ambiental Pré-Operacional da INB em Caetité foi estabelecido junto aos órgãos fiscalizadores CNEN e IBAMA, tendo sido executado no período de 1989 a 1999, antes do início das atividades de mineração. Com isso, a INB possui 10 anos de dados de caracterização das concentrações encontradas naturalmente nas seguintes matrizes da região: águas de superfície, águas subterrâneas, águas de chuva, solo, sedimento, poeira, radônio no ar, radiação ambiente e produtos agropecuários.

Com o início da operação do empreendimento, em 2000, todas essas análises foram continuadas dentro do Programa de Monitoração Ambiental Operacional, permitindo avaliar a evolução das concentrações de urânio nessas mesmas matrizes. O que se observa ao se confrontar os mais de 14 anos de dados na fase operacional com os 10 anos de caracterização préoperacional nas matrizes das comunidades circunvizinhas é que as oscilações encontradas são naturais e se mantêm dentro da faixa dos valores obtidos na fase pré-operacional.


Data da última atualização: 15/07/2016 08:49:51

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: