Com que frequência são coletadas amostras de água para análises na região de Caetité?

As frequências de monitoração variam de acordo com a matriz. Em alguns poços são coletadas amostras mensalmente, enquanto em outros, quadrimestralmente. De acordo com o previsto no Programa de Monitoração Ambiental Operacional são realizadas coletas não apenas de amostras de águas subterrâneas, mas também de solo, sedimento, poeira, águas de superfície e produtos agropecuários.

Também estão instalados detectores de radônio e radiação gama ambiental, dentro e fora da área da instalação. São mais de 280 pontos de monitoração no total, sendo 132 pontos de coleta de águas subterrâneas, dos quais 39 são exclusivamente de poços das Comunidades.

As mais de 16 mil análises realizadas pela INB por ano envolvem a determinação da concentração dos radionuclídeos urânio, rádio-226, rádio- 228 e chumbo-210; parâmetros físico-químicos, como pH e condutividade; e teores de espécies estáveis, como sulfato e cloreto. Além dessas análises, de acordo com as exigências do IBAMA, são previstas determinações de vários parâmetros inorgânicos, orgânicos e gases presentes nas resoluções CONAMA aplicadas a águas de superfície, água subterrânea, solo e qualidade do ar.


Data da última atualização: 15/07/2016 08:49:29

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: