Como a INB monitora as águas no entorno da unidade de Caetité/BA?

As águas subterrâneas e de superfícies que se encontram nas áreas próximas à INB Caetité são analisadas desde 1990, ou seja, muito antes do início das atividades de mineração, que aconteceu em 1999. Isso permite que seja feita uma comparação entre os dados encontrados nas fases pré e pós-operacional. São milhares de análises por ano que monitoram pontos situados na unidade e em localidades próximas.

O Laboratório de Controle Ambiental da Unidade de Concentração de Urânio (URA) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité/BA, conquistou pelo terceiro ano consecutivo a classificação de “satisfatório” no programa de proeficiência denominado ERA que avalia o desempenho do laboratório em relação a outros participantes em todo o mundo com o mesmo conjunto de parâmetros ambientais. Em 2019, participaram 15 laboratórios, na rodada de urânio em solo, e 25, na rodada de urânio em água.

Desde 2017, o Laboratório de Controle Ambiental da INB participa deste Programa Interlaboratorial na rodada de concentração de urânio em solo e em águas, além de outros parâmetros inorgânicos, sempre ratificando os resultados obtidos em suas análises.

Saiba mais sobre o Programa de Monitoração Ambiental da INB Caetité e conheça também o resultado das últimas análises.



Data da última atualização: 02/10/2020 11:46:24

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: