Como é o processo de geração de energia elétrica por fonte nuclear?

Depois da fabricação dos elementos combustíveis na Fábrica de Combustível Nuclear da INB em Resende (RJ), estes seguem para as usinas nucleares brasileiras de Angra 1 e 2 - localizadas em Angra dos Reis (RJ) e operadas pela Eletronuclear.

Uma usina nuclear funciona como uma usina térmica convencional. A diferença é que para gerar o calor, não usa combustão de carvão, óleo ou gás natural. A matéria-prima da usina nuclear é o urânio, que é considerado um combustível limpo.

A geração de energia começa com a fissão dos átomos de urânio, que estão nos Elementos Combustíveis, dentro do núcleo do reator. A fissão gera calor que aquece a água do sistema primário. No Gerador de Vapor, a água quente e pressurizada vinda do sistema primário aquece a água do sistema secundário, transformando-a em vapor. Esse vapor, após movimentar a turbina, passa pelo condensador, onde é resfriado pela água do mar (sistema terciário) e retorna ao Gerador de Vapor. O gerador elétrico acoplado ao eixo da turbina produz a eletricidade que abastece a rede de distribuição de energia elétrica. É importante salientar que todos os sistemas de circulação de água são independentes, não havendo contato direto entre eles (Fonte: Eletronuclear).


Desenho esquemático de uma Usina Nuclear

Para saber mais sobre o processo de geração de energia elétrica por fonte nuclear, acesse o site da Eletronuclear http://www.eletronuclear.gov.br/


Data da última atualização: 14/07/2016 11:25:14

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: