Como é o processo de produção da Unidade de Beneficiamento Primário de Buena?

O processo de Beneficiamento Primário é realizado em etapas:

  1. Peneiramento – retiram-se as raízes e materiais com mais de 2mm de diâmetro. O material retido pela peneira é descartado do processo e o restante segue na forma de polpa. 
  2. Hidrociclonagem – nesse equipamento é feito um corte para retirar as partículas finas (menores que 0,1 mm) e todo material argiloso. O fluxo que sai pela parte superior do hidrociclone segue para um espessador onde é recuperada a água que recircula pelo processo. O fluxo inferior cai em um equipamento que repolpa o sólido e envia para as espirais. 
  3. Espirais de Humphrey – são equipamentos que separam os materiais leves dos pesados. É um processo conhecido como hidrogravimétrico, que separa os materiais com menor densidade daqueles que tem densidade maior em meio aquoso. Esse processo produz dois fluxos: a) Fração mais leve - denominada na unidade industrial como estéril que é composta por silicatos leves com densidade até 2,8. Trata-se de areia comum, encontrada no leito de rios ou nas praias. b) Fração pesada - denominada na unidade industrial como Concentrado de Minerais Pesados – CMP. Nele estão os minerais principais: ilmenita (50%), zirconita (25%), rutilo (4%) e monazita (3%).


Data da última atualização: 14/07/2016 14:43:56

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Perguntas Relacionadas

...