O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) para a Unidade em Descomissionamento de Caldas - UDC prevê a recuperação do meio ambiente da área que abriga o antigo complexo, incluindo a cava da mina, as instalações industriais, a barragem de rejeitos e os locais onde se encontram pilhas de rochas das quais se retirou o urânio. O plano é o resultado de estudos nas áreas de hidrologia, geoquímica, hidroquímica, radioproteção e indica as obras a serem realizadas e as ações de recuperação ambiental que devem ser desenvolvidas.
Uma empresa especializada em descomissionamento de unidades de mineração, a Golder Associates, foi contratada pela INB para elaborar este PRAD, que foi entregue no final de 2011 ao Ibama e à Comissão Nacional de Energia Nuclear-CNEN. Este PRAD foi elaborado em nível conceitual. A INB irá realizar uma série de investigações complementares, atualizando as informações utilizadas pela Golder, caracterizando melhor toda a área. Após esta complementação serão confirmadas as soluções propostas pela Golder, ou serão definidas soluções mais adequadas. Depois desta fase serão definidos os projetos executados.
Os trabalhos a realizar em Caldas são imensos, e demandarão muitos anos para sua completa realização. A INB manterá, até o fim do descomissionamento, todas as práticas que asseguram a segurança da unidade, das populações no entorno e do meio ambiente.
Data da última atualização: 01/10/2020 15:18:27