Como é feito o transporte do combustível de Resende até as usinas de Angra?

Todo o processo de transporte do combustível de Resende para Angra dos Reis é de responsabilidade da Eletronuclear, sendo o planejamento licenciado pela CNEN e pelo Ibama. O comboio rodoviário, que conta com o apoio logístico do Corpo de Bombeiros e das Polícias Rodoviária Federal e Estadual, é acompanhado por batedores dessas corporações durante todo o percurso. O trajeto de 175 quilômetros é percorrido com toda a segurança a uma velocidade máxima estabelecida de 60 km/h.

Os contêineres, em que são transportados os elementos combustíveis, são projetados, testados e fabricados obedecendo a normas nacionais e internacionais aplicáveis a embalados para transporte de materiais radioativos. São equipados com registradores de impacto e de aceleração que indicam qualquer alteração durante o transporte. Presos com firmeza no interior da embalagem denominada berço, os elementos combustíveis, já na posição horizontal, recebem dois lacres de inspeção final das áreas de Fabricação, Radioproteção e de Controle da Qualidade da INB. Depois disso, os contêineres com os combustíveis são colocados em caminhões e levados até Angra dos Reis.

Estes contêineres especiais são projetados para resistir, entre outras condições, a uma queda livre de uma altura de cerca de nove metros e a uma temperatura de 800ºC durante duas horas, sem provocar qualquer dano ao produto.



Data da última atualização: 01/10/2020 13:03:39

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: