Qual a diferença entre reserva medida, inferida e prognosticada?

Reserva medida - quantidade, bem definida, existente em depósitos minerais interceptados e pesquisados por furos de sondagens e outros processos de amostragem (delineamento) com curto espaçamento. A recuperação decorrente do processo de lavra pode ser bem estabelecida, vindo a ser confirmada (possível). 
   
Reserva indicada - quantidade, razoavelmente definida, de minério existente em depósitos minerais interceptados e pesquisados por furos de sondagens e outros processos de amostragem (delineamento) com largo espaçamento. A recuperação decorrente do processo de lavra pode não se confirmar plenamente (provável). 
   
Reserva inferida - quantidade de minério adicional aos limites medidos e indicados, baseada potencialmente em razoáveis evidências geológicas, havendo pouco trabalho de pesquisa. A recuperação na lavra é incerta, podendo-se confirmar ou não. 

Reserva prognosticada
 - quantidade virtual, estimada a partir de evidências indiretas pouco precisas e não conclusivas. 

Em termos quantitativos, esclarece que a reserva geológica, ou simplesmente recurso, é praticamente a tonelagem total (in situ) de um bem mineral ocorrente em um depósito ou jazida. 


Data da última atualização: 22/02/2017 11:24:46

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: