Comandante da Marinha visita Fábrica de Combustível Nuclear

A Indústrias Nucleares do Brasil-INB recebeu na sexta-feira (13/08), na Fábrica de Combustível Nuclear – FCN em Resende/RJ, a visita do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Almir Garnier Santos, acompanhado do Vice-Almirante Guilherme Dionízio Alves, Diretor de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, do Contra-Almirante Antonio Capistrano de Freitas Filho e demais membros da comitiva.

O Alte. Garnier Santos, que assumiu o posto em março deste ano, foi convidado pelo presidente da INB, Carlos Freire, para conhecer mais de perto todo o trabalho realizado pela empresa. A comitiva esteve na fábrica de pó e pastilhas, nas cascatas de ultracentrífugas de enriquecimento de urânio e na montagem do elemento combustível. 

 

O Comandante ficou impressionado com o padrão de qualidade com que a INB conduz suas as atividades. “Como qualquer brasileiro, eu me sinto orgulhoso de ver uma operação como essa, com tanta exigência, tantas dificuldades, sendo conduzida há tanto tempo como se fosse uma relojoaria suíça”, relatou. As medidas de segurança adotadas também foram citadas por ele. “O que mais me chamou atenção aqui foram as precauções de segurança, o cuidado com os colaboradores de todas as unidades fabris e também o cuidado tomado com os visitantes”.

 

O Alte Garnier destacou também a atuação da Marinha nesse setor. “Tenho a satisfação de ver também a grande contribuição que a Marinha do Brasil tem dado a esse processo, não só com pessoal qualificado, mas com tecnologia e com ultracentrífugas modernas”.

 

O Presidente Carlos Freire também ressaltou a relevância da parceria entre a Marinha e a INB para o futuro do Programa Nuclear Brasileiro. “Recentemente, nós tivemos a oportunidade de assinar com a Marinha do Brasil o nosso Memorando de Entendimento, que buscou consolidar em um documento os interesses das duas partes num desenvolvimento comum, nessa sinergia fruto de estudos e dedicação dos nossos profissionais. Por esses motivos, essa visita é muito importante”.






COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: