Consórcio Santa Quitéria participa de audiência pública

Na última segunda-feira (07), representantes das Indústrias Nucleares do Brasil – INB e da Galvani participaram em Santa Quitéria/CE de audiência pública sobre o projeto que prevê a exploração de urânio e fosfato na região. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz e reuniu o prefeito Fabiano Magalhães, todos os vereadores, deputados estaduais, lideranças políticas, dirigentes da Agência de Desenvolvimento do Ceará, da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos e Federação das Indústrias.

O coordenador do projeto Santa Quitéria da INB, José Roberto de Alcantara, apresentou a importância do empreendimento que trará emprego, geração de renda e desenvolvimento econômico para a região. Só durante as obras de construção, por exemplo, estima-se a criação de 800 empregos diretos e com o início da operação das fábricas calcula-se a geração de 3 mil empregos entre diretos, indiretos e associados.

O diretor de recursos minerais da INB, Adriano Maciel Tavares, e o diretor da Galvani, Ronaldo Galvani, também explicaram sobre as principais características do negócio que prevê investimentos da ordem de R$850 milhões (valor revisado) com a implantação de unidades de produção de fertilizantes, de ração animal e de concentrado de urânio.
  
 
Durante a reunião foi distribuída uma cartilha que esclarece e desmistifica questões sobre o setor nuclear, tais como o que é radiação, urânio, as doses de radiação que recebemos de algumas fontes, os sistemas de proteção radiológica e ambiental que são desenvolvidos para proteção dos trabalhadores do entorno da mina, a preocupação com a segurança e monitoramento ambiental, entre outros. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre elas integrantes de movimentos antinucleares que também tiveram espaço para opinar.
 
 
Estudo de Impacto Ambiental

O Consórcio Santa Quitéria entregou cópias do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) para locais determinados pelo Ibama, entre eles: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Quitéria/CE, Secretaria Municipal de Trabalho e Meio Ambiente de Itatira/ CE e Superintendência Estadual do Meio Ambiente- Semace.  Esses documentos estão disponíveis para consulta de qualquer cidadão. Assim que o IBAMA tiver a comprovação de recebimento do documento por essas instituições lançará edital para solicitações de audiência pública.
 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Galeria de Imagens