Enusa visita INB para troca de experiências em descomissionamento

Entre os dias 02 e 05/05, a Indústrias Nucleares do Brasil – INB recebeu a visita da Enusa - Industrias Avanzadas da Espanha. Vicente Pedro Monte Hernandez, diretor de Desenvolvimento de Negócio LATAM da ENUSA e Ignacio Javier Vecillas Fernández, diretor de diretor de Remediação da Mina de Saelices El Chico estiveram na Sede administrativa, no Rio de Janeiro/RJ, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende/RJ, e na Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), em Caldas/MG. O propósito da visita foi uma troca de ideias e experiências entre as duas empresas, uma vez que ambas são responsáveis pela produção de combustível nuclear em seus respectivos países.

Durante a reunião na Sede, a Diretoria de Recursos Minerais fez uma apresentação sobre descomissionamento e a Diretoria de Produção do Combustível Nuclear falou sobre serviços em reatores e fornecimento de equipamentos.

De acordo com Vicente Hernandez, as empresas possuem pontos em comum para trabalhar. “Principalmente nessa área de descomissionamento, nos equipamentos e na remediação de solos. Então, como representante da ENUSA para a América Latina, tenho feito essa viagem para avançar com estes trabalhos e finalmente estabelecer acordos necessários para ter uma continuidade nas colaborações”, comenta.

O diretor também acrescenta que, de acordo com o contato mantido entre as empresas, as tecnologias que a INB pensa em explorar futuramente, já foram utilizadas pela ENUSA. “É possível aproveitar a experiência prévia que nós temos, para os projetos que a INB está desenvolvendo em descomissionamento”, acrescenta.

Em Resende, no dia 03/05, a delegação visitou a fábrica de Enriquecimento, Reconversão e Pastilhas e também a Componentes e Montagem do Elemento Combustível. E em Caldas, no dia 05 de maio, houve uma apresentação sobre as atividades da UDC e depois visita às instalações da Unidade.
 

Trocas sobre o descomissionamento

A ENUSA possui minas de urânio em descomissionamento com necessidades similares à UDC. Durante o encontro, a INB apresentou sua linha de ações na Unidade, explicando que atua na desativação da Cava da Mina, da Barragem de Rejeitos e das bacias de sedimentação, atualmente funcionais no tratamento da drenagem ácida, objetivando liberá-las para o descomissionamento e definindo as soluções de fechamento dessas estruturas e das pilhas de estéril.

O aprimoramento do conhecimento dos fluxos de água superficiais e subterrâneos, fundamental às definições das soluções de fechamento, encontra-se em andamento pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN via execução de estudos hidrogeológicos contratados pela INB e através dos resultados de pesquisas e métodos desenvolvidos pela UNESP de Rio Claro nos últimos anos.

Os especialistas espanhóis elogiaram e aprovaram as ações em curso e a continuidade dos estudos que levarão à definição das soluções. Informaram que o que está sendo feito na UDC é o que foi realizado no descomissionamento da mina espanhola Saelices El Chico. Este sítio espanhol tem características semelhantes à UDC sendo, entretanto, bem menor. 

Afirmaram que a viabilidade financeira das ações para redução da geração de drenagem ácida em minas de urânio demanda de intervenções pontuais e específicas no passivo ambiental, cuja eficiência depende fundamentalmente do conhecimento do comportamento dos fluxos de água superficiais e subterrâneos. Exatamente os estudos que a UDC vem realizando.

Os espanhóis fizeram, também, um breve relato do uso de um composto de solos orgânicos e inorgânicos, denominados Tecnosolos, que apresentam excelente resultado como solução passiva de tratamento. Estas soluções passivas de tratamento também têm sido consideradas pela UDC que, portanto, tem grande interesse em conhecer esta tecnologia desenvolvida pela ENUSA.

O Grupo Enusa também é composto pelas empresas Emgrisa (meio ambiente e sustentabilidade) e ETSA (logística) e tem como objetivo desenvolver soluções nucleares e ambientais inovadoras a nível global, contribuindo para um avanço sustentável da sociedade.




COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: