MME apresenta prévia do Planejamento Estratégico às empresas vinculadas

Em iniciativa inédita, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, apresentou a prévia do Planejamento Estratégico do Ministério de Minas e Energia (PEMME) aos diretores-gerais e presidentes de Conselhos de Administração das empresas vinculadas à Pasta. O PEMME contempla horizonte de três anos (2020-2023) e conta com três objetivos estratégicos e 39 projetos prioritários nas áreas de petróleo e gás, energia elétrica e mineração. O evento aconteceu na última sexta-feira, 6, no Clube Naval, no Rio de Janeiro.

O primeiro objetivo estratégico, ligado à governança e ao desempenho institucional, prevê desenvolver a gestão corporativa e a supervisão ministerial visando melhorias sucessivas na Governança Pública.  

O segundo é sobre o desenvolvimento energético: formular políticas e viabilizar medidas para assegurar o atendimento pleno às necessidades inerentes ao suprimento de recursos energéticos.

O último é sobre o desenvolvimento dos segmentos de Geologia, Mineração e Transformação Mineral: formular políticas para ampliar a participação das atividades relativas ao emprego de recursos minerais no desenvolvimento econômico e social, com segurança e sustentabilidade.

Os 39 projetos prioritários estão divididos da seguinte forma: 9 nas áreas de óleo e gás; 15 de energia elétrica; 15 de mineração. 

O intuito do PEMME é apresentar à sociedade as estratégias do Ministério de forma transparente e eficaz e que as ações sejam conduzidas com base na missão institucional, visão e objetivos definidos, de forma alinhada com todos os envolvidos.

Em seu discurso, o ministro citou a importância desse alinhamento das políticas públicas do Governo com as empresas vinculadas. Albuquerque também ressaltou as boas práticas de governança da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a transparência sobre as políticas adotadas. 

A previsão é que o PEMME seja divulgado ainda no primeiro semestre.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério de Minas e Energia

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: