Presidente da INB fala sobre infraestrutura e novas demandas em seminário internacional

Com o tema “Infraestrutura e capacidade para atender novas demandas” o presidente da INB, Carlos Freire, participou do XI Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN) no dia 28/10. O evento foi on-line e a abertura feita pelo ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque; ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Cesar Pontes; presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior e presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães.

Freire fez uma apresentação geral sobre as atividades realizadas pela INB desde a mineração até a fabricação do elemento combustível. O presidente destacou a retomada da mineração em Caetité, onde fica a Unidade de Concentração de Urânio (URA), que acontecerá ainda em 2020. Freire afirmou que a meta da INB é produzir cerca de 400 toneladas do minério por ano até 2023. E em 2024, a previsão é que a empresa produza aproximadamente 1.600 toneladas/ano com o Projeto Santa Quitéria desenvolvido em parceria com a Galvani.
 
A expansão das cascatas de enriquecimento de urânio também foi elencada por Freire como prioridade da INB, que tem em seu planejamento a construção da Usina Comercial de Enriquecimento de Urânio (UCEU), com vistas a atender plenamente as usinas de Angra 1, 2 e 3.  “Temos que nos preparar para o longo prazo para atender o Plano Nacional de Energia (PNE) 2050. Aos poucos vamos atingindo nossas metas”, disse Freire. 
 
Durante o evento, o ministro de Minas e Energia (MME) anunciou investimentos da ordem de R$ 15,5 bilhões nos próximos anos para a retomada do setor nuclear, com a expectativa de ampliação de exportação de urânio/yellow cake e projeções para geração de emprego e renda extremamente positivas para o país. Albuquerque ressaltou a importância da mineração e da INB para o Programa Nuclear Brasileiro e citou ainda a geração de empregos que estes empreendimentos irão promover. 
 
A participação da INB foi encerrada no segundo dia do evento com o diretor de Recursos Minerais (DRM), Rogério Carvalho, e o superintendente de Planejamento Estratégico e Comercialização (SUPEC.P), João Carlos Tupinambá, no painel “Mineração de urânio, Combustível Nuclear, Parcerias, Legislação e Mercado Nacional e Internacional”.


COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: