Projeto Santa Quitéria: INB e Galvani se reúnem com ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recebeu no dia 8 de maio, no Rio de Janeiro, as lideranças do Consórcio Santa Quitéria - formado pela INB e Galvani - para uma reunião sobre o projeto, que teve como foco principal contextualizar a importância de inseri-lo na agenda de prioridades do Governo Federal.

Pela INB, estiveram presentes o presidente, Carlos Freire Moreira, o diretor de Recursos Minerais, Rogério Mendes Carvalho, e o assessor de Licenciamento Nuclear e Ambiental, Salvaguardas, Segurança e Qualidade, Edmundo de Aquino Ribeiro Filho. Da Galvani, participaram os acionistas Rodolfo Galvani Junior e Roberto Galvani, o diretor presidente, Ricardo Neves de Oliveira e o assessor Roberto Day.

No encontro foram  apresentados detalhes do  Projeto Santa Quitéria,  incluindo a entrega de um Book, e discutido suas vantagens na recuperação do Brasil pós-pandemia da Covid-19, com foco na balança comercial tanto para o urânio como para o fosfato.

Carlos Freire destaca que na ocasião houve a oportunidade de enfatizar benefícios do projeto como: "O fato de ser conduzido por investimentos da iniciativa privada, o que é muito importante nesse momento, bem como o aumento na produção de urânio que vai proporcionar e a diminuição da importação de fertilizantes pelo Brasil. Além disso,  citamos ainda a logística ampla de distribuição de produtos fosfatados nas regiões Norte-Nordeste-Centro-Oeste, a arrecadação de impostos e a receita prevista" disse. Também foram abordados outros pontos positivos nesta retomada do projeto como  o desenvolvimento da nova rota tecnológica, com destaque para a economia de água, dispensa da barragem de rejeitos, substituição de biomassa por coque de petróleo e maior aproveitamento do minério.

O diretor de Recursos Minerais, Rogério Mendes Carvalho,  relata que a reunião foi bastante produtiva e que também foi possível iniciar um alinhamento  com as perspectivas do Governo Federal. "Buscamos entender quais são as expectativas para o empreendimento e mostrar que, com o Consórcio Santa Quitéria, iniciaremos uma nova era na produção conjunta de fosfato e urânio no Pais", conta Rogério que complementa: "a produção concomitante do Projeto Santa Quitéria e Projeto Caetité efetiva a inserção do Brasil no rol dos grandes produtores mundiais de urânio".

O Consórcio Santa Quitéria foi formado com o propósito de implantar um projeto conjunto de mineração na jazida de Itataia, em Santa Quitéria/CE, onde o urânio e o fosfato são encontrados de forma associada, sendo o fosfato predominante. O objetivo é a produção de: fertilizantes fosfatados granulados destinados à agricultura; fosfato bicálcico utilizado para suplementação animal; e concentrado de urânio para produção de energia elétrica.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: