Vice-diretor da AIEA visita instalações da INB Resende

O vice-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Chudakov, conheceu as instalações da Fábrica de Combustível Nuclear – FCN, em Resende nesta terça-feira (10/12). O russo foi acompanhado por uma comitiva formada por oficiais da Marinha do Brasil, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e pelo presidente da Eletronuclear. A visita foi conduzida pelo presidente da INB, Carlos Freire, assistido pelos diretores de Administração e Finanças, de Enriquecimento Isotópico e de Produção do Combustível Nuclear, e pelos superintendentes de Engenharia do Combustível, de Produção do Combustível e de Enriquecimento Isotópico.

De acordo com Freire, a presença de Mikhail na INB reflete que o Brasil segue inserido no contexto da Agência e pode representar avanços para o setor. “A AIEA tem programas que visam oferecer suporte a países como o nosso, que têm usinas, que produzem combustível nuclear e que tem interesse de expandir. Eles podem nos apoiar com formação e reciclagem de pessoal, assim como nos ajudar a aprimorar técnicas de descomissionamento, e até nos dar apoio em debates internacionais. Para o Programa Nuclear Brasileiro, essa visibilidade é de suma importância”, resumiu. 

Chudakov se disse bastante satisfeito com as instalações da FCN. Segundo ele, a visita tem como objetivo fortalecer os laços entre o país e a Agência, visando compartilhar conhecimento e experiências, e colaborar mutuamente para a expansão do setor. 

“A INB conta com uma fábrica nova, limpa, organizada e em plenas condições de atender Angra 1 e 2 e, em breve, novas usinas. Fiquei muito feliz por ser convidado e ter tido a oportunidade de conhecer as instalações”, afirmou.

Após visitar os setores de Enriquecimento Isotópico e de Montagem do elemento combustível, o grupo seguiu para a Eletronuclear, em Angra dos Reis, para conhecer a última fase do processo de geração de energia nuclear no Brasil. 


COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Galeria de Imagens