Igreja São Joaquim da Grama - Restauração

Declarada patrimônio cultural do estado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 1989, a Igreja de São Joaquim da Grama está localizada no município de Rio Claro, na região Centro-Sul Fluminense.

Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a INB patrocina o Projeto de Restauração da Igreja, que se encontra em estado de abandono. Para salvar este ícone da época dos barões do café, foi necessário realizar obras emergenciais capazes de estagnar os danos e assim possibilitar, num segundo momento, transformar o local em um centro de memória e convivência.

A Fazenda da Grama serviu como sede de administração do Império de Breves. Ali se reuniam famílias importantes da época para discutir os assuntos de interesse dos cafeicultores e costurar acordos políticos. Decidido a descansar para sempre na propriedade, o dono da fazenda - o comendador Joaquim José de Souza Breves – construiu, em 1887, a Igreja de São Joaquim da Grama, para que ele e sua família fossem sepultados no local. Um ano após a conclusão da obra, o fazendeiro, considerado o “Rei do café” do Brasil Imperial, faleceu e foi enterrado na igreja. Em 1962, ano em que as atividades religiosas foram interrompidas, a capela foi interditada por falta de segurança e precariedade do local.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Galeria de Imagens