Meio Ambiente

A INB adota os princípios da sustentabilidade, buscando minimizar possíveis impactos ao meio ambiente. Os processos de produção utilizam os recursos naturais de forma racional e são desenvolvidos programas destinados à preservação e à restauração da biodiversidade.

Nas unidades produtivas da INB, em depósitos de materiais sensíveis por ela administrados e nas áreas situadas no entorno dessas instalações, são permanentemente executados programas e ações que têm como objetivo assegurar que as atividades da empresa sejam desempenhadas com responsabilidade social preservando o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores e das populações locais.

As operações realizadas nas unidades da empresa - Unidade de Concentrado de Urânio, Unidade de Tratamento de Minério, Unidade de Minerais Pesados, Usina de Interlagos e Botuxim e a Fábrica de Combustível Nuclear - são licenciadas e fiscalizadas por duas entidades nacionais: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A INB também recebe a contribuição e controle de duas entidades internacionais: a Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), que supervisiona as atividades da empresa, realizando inspeções regulares à Fábrica de Combustível Nuclear, e a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), criada em 1991 pelos governos do Brasil e da Argentina, que é responsável por verificar se os materiais nucleares existentes em ambos os países estão sendo utilizados para fins exclusivamente pacíficos.

Horto Florestal de Caldas

O Horto Florestal da Unidade em Descomissionamento de Caldas – UDC é responsável por produzir mudas para as demandas de recomposição vegetal e para os projetos de educação ambiental da unidade, através dos quais empregados, produtores rurais e instituições podem receber mudas para uso em reflorestamentos e atividades educacionais. Considerando a demanda atual, são produzidas cerca de 4.000 mudas por ano. Entretanto, o Horto Florestal possui estrutura física e equipe técnica para produzir uma maior quantidade de mudas se houver demanda.

Galeria de Imagens - Horto Caetité

A INB Caetité está localizada em uma área de grande biodiversidade, com predominância do bioma Caatinga. No Horto Florestal da unidade são cultivadas mais de 600 espécies típicas da região.

Horto Florestal de Resende

O Horto Florestal faz parte do Programa de Restauração do Bioma Mata Atlântica, realizado na Unidade de Resende (RJ). A instalação conta com um laboratório de biologia, uma sala para a fauna, herbário e um viveiro, que dão suporte ao programa.