Monitoração Ambiental

A monitoração ambiental é realizada através de um programa de controle, que permite avaliar e prevenir possíveis impactos ambientais que as atividades da INB possam provocar. Em cada uma das unidades da empresa os programas de monitoração ambiental são desenvolvidos a partir da análise permanente de elementos do meio ambiente, como água (da chuva, de cursos d´água e de poços subterrâneos); solo, poeira, produtos agropecuários e outras matrizes.

Os Programas de Monitoração Ambiental da empresa são iniciados antes da entrada em operação das unidades, com o objetivo de detectar possíveis variações nos níveis de radiação e de outros materiais contaminantes. Equipes formadas por físicos, químicos e engenheiros comparam os resultados obtidos durante as atividades da empresa, com os valores encontrados nos mesmos pontos de coleta de amostras utilizados antes do início da operação de cada unidade.

A monitoração ambiental também possibilita que a liberação de efluentes líquidos e gasosos das unidades seja feita sob controle, de acordo com os padrões estabelecidos pela CNEN e pelo IBAMA.

Na Unidade de Concentração de Urânio - URA, por exemplo, a Monitoração Ambiental Pré-Operacional, realizada no período 1989/1999, resultou em 10 anos de registros da radiação encontrada naturalmente na região. Essas informações mostram as características do solo, dos sedimentos, das águas, da poeira, e da radiação ambiente na região antes do início das atividades da mina e servem como parâmetros para comparar com as análises que são feitas regularmente através do Programa de Monitoração Ambiental.

Na Fábrica de Combustível Nuclear, o Programa de Monitoração Pré-Operacional foi realizado no período 1980/1982, analisando a qualidade ambiental da região num raio de 20 km a partir do local de instalação do empreendimento. São permanentemente examinadas 16 matrizes, dentre águas, peixes, sedimentos, ar, solo e efluentes industriais e sanitários.

A monitoração ambiental é uma exigência dos órgãos reguladores, CNEN e IBAMA, aos quais são enviados anualmente relatórios com os resultados obtidos.