Análises realizadas em Caetité - 2021

 

O resultado das análises nas amostras de águas subterrâneas coletadas em 2021, dentro do Programa de Monitoramento da INB em Caetité/BA, mostrou que a concentração de urânio encontrada nos poços e em pequenos açudes no entorno da Unidade de Concentração de Urânio - URA ficou abaixo do valor máximo permitido para o consumo humano pela Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde 5/2017 (atualmente em vigor como Portaria do Ministério da Saúde 888/2021), que é de 30 microgramas (mil vezes menor que 1 miligrama) por litro.

Os resultados das análises são enviados para a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama. No gráfico abaixo, está demonstrada a concentração de urânio registrada em 2021 em cada um dos poços e açudes:


Concentrações de urânio em águas subterrâneas (poços) em 2021

 

Concentrações de urânio em águas de superfícies (açudes) em 2021

Além dos poços e açudes que podem sofrer algum impacto das atividades da Unidade, a INB monitora alguns fora de sua área de influência com o objetivo de observar padrões específicos da região e ter parâmetros de comparação. E, reforçando as evidências de que existe a presença natural de urânio nas águas da região, nas análises de 2021, alguns poços localizados à montante (“rio acima”) ou em outra sub-bacia, diferente daquela da INB/URA, apresentam resultados mais elevados que outros, mas todos abaixo do limite da Portaria do Ministério da Saúde. São eles: Cercadinho, Gameleira, Lagoa da Pedra, Quessengue e Garapa.

Foram também analisadas amostras de água de chuva. Em todas elas, as concentrações médias de urânio também permaneceram muito abaixo do limite permitido.