Representantes da WNA e ABDAN visitam INB

Representantes da World Nuclear Association (WNA) e da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) estiveram na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), da Indústrias Nucleares do Brasil - INB, no dia 13/04. O objetivo da visita foi conhecer a empresa para participação no Summer Institute, da World Nuclear University (WNU), que acontecerá em 2024, no Brasil. O Summer Institute é um programa imersivo de liderança nuclear e desenvolvimento profissional de cinco semanas para futuros líderes do setor.

A diretora da WNA, Isis Leslie, a gerente da WNA, Raquel Heredia, e a coordenadora de Relações Institucionais da ABDAN, Thayana Melo, foram recebidas pelos diretores de Produção do Combustível Nuclear, Márcio Adriano da Silva, e de Enriquecimento Isotópico, Marcos Fricks, além de superintendentes de áreas de produção da empresa.

Na FCN, após a recepção da comitiva, Márcio Adriano fez uma apresentação institucional sobre a INB. Na pauta, o ciclo do combustível nuclear, as unidades da empresa, recursos de urânio no Brasil e projetos referentes a novas minas. Fricks falou sobre o enriquecimento de urânio e o domínio da tecnologia pelo Brasil e apresentou dados sobre a produção e os projetos de expansão das cascatas de enriquecimento. Parcerias feitas pela INB, como com a Westinghouse para serviços em reator, entre outras, também foram apresentadas à comitiva. 

De acordo com a coordenadora de Relações Institucionais da ABDAN, as representantes da WNA estiveram ainda na Eletronuclear e Nuclep. As empresas, junto com a INB, deverão fazer parte das visitas técnicas que acontecem durante o curso. “Para cada país a WNA pede apoio para uma instituição e como nós somos associados e fazemos muitos eventos em parceria, então a WNA nos pediu apoio para conhecer algumas instalações. Demos algumas opções e eles escolheram essas três empresas”, disse Thayana. Segundo a coordenadora, o curso no Brasil será lançado na feira de negócios do setor nuclear, que acontece entre os dias 03 e 05 de maio, no Rio, a NT2E - Nuclear Trade & Tecnology Exchange.

Summer Institute- A WNU introduziu o Summer Institute em 2005 para fornecer aos futuros líderes uma base sólida de princípios nucleares, juntamente com um amplo currículo de liderança, comunicação e habilidades de desenvolvimento organizacional. Neste ano, o evento acontece no Japão. Mais informações em https://www.wnu-summer-institute.org/.

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: