A área ambiental das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) vem acumulando relevantes prêmios pelo excelente trabalho de reflorestamento que realiza no entorno de sua unidade de Engenheiro Passos, em Resende. Isto ficou provado com a conquista de mais um importante troféu: o de quinto lugar entre as mais de 300 empresas que participaram do Programa Benchmarking Ambiental 2009. Este é o quarto prêmio na área ambiental que a INB recebe nos últimos três anos.
O programa, considerado como um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do país, com reconhecimento internacional, é promovido pela revista Benchmarking e está em sua sétima edição. As empresas que participam do programa têm como objetivo comprovar a excelência das práticas gerenciais em termos de inovação e resultados de prática de sustentabilidade. O trabalho que rendeu o prêmio à INB foi o case "Programa de Restauração Ambiental em áreas do Bioma Mata Atlântica".
A escolha dos melhores trabalhos foi feita por uma comissão técnica multidisciplinar, formada por 16 especialistas de seis diferentes países. Todos os cases foram avaliados sem que o especialista tivesse acesso ao nome da empresa.
A INB, como uma das empresas selecionadas no Ranking Bechmarking 2009, terá seu projeto no maior banco de boas práticas de sustentabilidade de livre acesso do país, que atualmente conta com mais de 150 trabalhos catalogados e serve como base de pesquisas para universidades e mídias especializadas.
Com esta premiação, a INB torna-se uma referência internacional na questão socioambiental, o que evidencia ainda mais seu compromisso com os princípios da sustentabilidade.
- Ficamos muito satisfeitos com esta premiação, pois este é um trabalho de rotina da nossa equipe, não foi desenvolvido exclusivamente para o prêmio. Isto mostra que o trabalho desenvolvido pela área ambiental está sendo bem feito, estamos atendendo à legislação e dando a nossa contribuição para o meio ambiente, afirma Paulo Sergio Luz, gerente de Meio Ambiente da INB.
INB entre as melhores do país
Em sua nona edição, a Revista Valor 1000 deste ano, publicada em agosto, traz a INB como uma das mil maiores empresas brasileiras a partir de indicadores econômicos de 2008. A companhia ficou na 708ª posição no ranking nacional – com lucro líquido de R$ 17,6 milhões -, superando sua colocação na avaliação de 2007, que foi de 946ª.
Em sua categoria – Mineração -, a INB ficou com a 7ª posição no indicador Crescimento Sustentável, com 1,3465 pontos. Este indicador mede a sustentabilidade do crescimento de uma empresa e é obtido pela divisão do percentual de aumento da receita líquida pelo percentual de aumento do patrimônio líquido ajustado. Quanto mais perto de 1, melhor é o quociente de crescimento sustentável.
Para chegar ao resultado das mil maiores empresas do Brasil, a revista avaliou indicadores como receita líquida, capital, lucro líquido e crescimento sustentável. Os critérios de avaliação utilizados pela revista têm a chancela da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e da Serasa Experian.
Segundo a publicação do grupo Valor Econômico, ao analisar os resultados gerais das mil maiores empresas do país, percebeu-se um conjunto sólido, capaz de enfrentar períodos difíceis sem os abalos pelos quais passaram companhias de outras partes do mundo, afetadas mais de perto pela crise econômica internacional.
A INB também foi citada pela publicação especial da Revista Exame, Melhores e Maiores, baseada em indicadores de 2008. A empresa ficou com a 864ª colocação no ranking Vendas, registrando 59,6% de crescimento no ano avaliado.