Na última terça-feira, dia 09 de novembro, a INB esteve presente na abertura do XIII Congresso Brasileiro de Energia (CBE), no Rio de Janeiro. Promovido pela COPPE/ UFRJ (Programa de Planejamento Energético) o encontro aconteceu no Centro de Convenções da Firjan e teve como foco principal o debate sobre Energia e Qualidade de Vida. Considerado o principal fórum de discussões do setor, o XIII CBE também colocou em pauta a necessidade mundial de adoção de energias limpas que minimizem o efeito estufa. Representantes do governo, agências e iniciativa privada também participaram do evento.
A primeira mesa teve como tema: Desafios da Exploração do Pré Sal e Qualidade de Vida. Com previsão de que a demanda mundial de energia cresça 45% até 2030, o marco da discussão foi a importância deste novo segmento para o país e as estratégias que serão adotadas nos próximos anos. Em seguida, a mesa abordou o tema: Mudanças Climáticas, Energia e Qualidade de Vida. A mesa foi composta pelo apresentador e repórter do Globo News, André Trigueiro, o Presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) Israel Klabin, o Diretor da COPPE/UFRJ, professor Luiz Piguelli Rosa e pelo Assessor da Presidência da INB, Luiz Felipe da Silva, que na ocasião representou o presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho.
Filipe falou sobre a importância do setor nuclear para geração de uma energia limpa e sustentável, e apresentou as vantagens desta fonte de energia para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade. Os participantes puderam ainda conhecer as instalações da INB e o ciclo do combustível nuclear, processo industrial que transforma o mineral urânio, desde quando ele é encontrado em estado natural até sua utilização como combustível dentro de uma usina nuclear.
Importantes temas também receberam destaque no Congresso como: Desenvolvimento Regional e Geração de Energia no Brasil; Economia e Uso Eficiente da Energia; A Questão dos Biocombustíveis no Brasil; Planejamento da Expansão Energética no Brasil; Fontes Alternativas de Geração de Energia: Situação e Perspectivas; Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Energia no Brasil.