Projeto Santa Quitéria é debatido com a população

Aviso publicado em 21/03/2013

O presidente das Indústrias Nucleares do Brasil, Alfredo Tranjan Filho, e o gerente da Galvani, Ronaldo Galvani Junior, apresentaram a lideranças locais de Santa Quitéria (CE), no último domingo, o projeto que visa explorar uma reserva mineral de urânio e fosfato localizada naquele município. As duas empresas formam o Consórcio Santa Quitéria, responsável pelo empreendimento.
"Nós estamos aqui para transmitir informações sobre o projeto e esclarecer dúvidas da população em torno das atividades que serão desenvolvidas. Porque é assim, debatendo cada questão, que vamos construindo as bases de um relacionamento entre o Consórcio e a população desta região”, afirmou o presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho.
 
Ronaldo Galvani Junior ressaltou a importância de participar de encontros como esse.
 
“Acreditamos que diálogo e transparência são fundamentais para a construção de relacionamentos duradouros em que haja confiança e ganhos para todas as partes. Temos a confiança de que este empreendimento irá impulsionar o desenvolvimento local de forma sustentável, isto é, respeitando aspectos ambientais, econômicos e sociais.”
 
A reunião, promovida pelo padre João Batista Nery, fez parte da programação oficial da visita do Bispo de Sobral, dom Odelir José Magri. "Convidei o consórcio para que as pessoas pudessem entender exatamente o que é o empreendimento e qual o impacto que ele terá na vida delas", explicou o pároco de Santa Quitéria. O Bispo dom Odelir aprovou a iniciativa. "A Igreja está inserida no contexto de vida das pessoas. É preciso que ela esteja presente não só nas questões religiosas. Vamos conhecer juntos as questões que fazem parte da vida de nossos filhos e filhas."
 
Durante quase três horas, autoridades municipais, empresários, representantes de sindicatos e de ONG´s debateram os diversos aspectos do empreendimento, que produzirá em sua primeira fase 1.200 toneladas de concentrado de urânio, 270 mil toneladas de fertilizantes e 200 mil toneladas de alimento para animais.
 
A expectativa é que sejam gerados 1.800 empregos diretos durante as obras de implantação. Com o início das operações, esse número deve chegar a 3.000, entre empregos diretos, indiretos e associados. O Consórcio Santa Quitéria trabalhará no sentido de capacitar a mão de obra local.
 
A previsão de investimento no empreendimento é da ordem de e R$ 750 milhões.

Documentos Relacionados