Em visita à INB, deputado Jorge Bittar diz ser contra o fim do monopólio do urânio

Aviso publicado em 31/03/2014

No último dia 28, em visita à Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da INB, em Engenheiro Passos, o deputado federal Jorge Bittar  manifestou-se contra à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 076/2013 do Senado Federal, que estabelece o fim do monopólio da União na exploração do urânio, abrindo o mercado de pesquisa e lavra do minério para empresas privadas.
 
O deputado explicou os motivos: “Entendo que as nossas reservas são um patrimônio estratégico. Elas se constituem em um bem fundamental para o presente e para as gerações futuras. Por isso sou absolutamente contrário”. O Brasil hoje possui a sexta maior reserva de urânio do planeta.
Bittar defendeu que a energia nuclear ganhe espaço dentro da matriz energética brasileira. “Olhando para as necessidades nacionais, sem sombra de dúvida a nuclear tem muita vantagem, sobretudo porque não emite gases. Na medida em que trabalhemos com segurança, teremos a garantia de que as usinas suprirão parte importante da demanda de energia brasileira, sem impactar negativamente o meio ambiente”, ressaltou.
 
Na breve visita às instalações da INB, o parlamentar, que é membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, conheceu as atividades da empresa na produção do combustível nuclear para geração de energia elétrica.
 
“Fiquei muito impressionado com o trabalho da INB e estarei empenhado na busca por assegurar os recursos orçamentários que permitam à empresa cumprir as suas metas”, afirmou o deputado, que veio acompanhado por uma comitiva.
 
O grupo conheceu a sala de controle do enriquecimento e a área destinada à produção de pó e pastilhas de urânio. Visitou ainda o local de montagem dos elementos combustíveis, que saem da FCN em direção às usinas nucleares, em Angra, onde produzem energia elétrica.

 



Documentos Relacionados