Como é o processo de geração de energia elétrica por uma usina nuclear?

A fissão dos átomos de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura de 320 graus Celsius. Para que não entre em ebulição – o que ocorreria normalmente aos 100 graus Celsius -, esta água é mantida sob uma pressão 157 vezes maior que a pressão atmosférica. 

 

O gerador de vapor realiza uma troca de calor entre as águas deste primeiro circuito e a do circuito secundário, que são independentes entre si. Com essa troca de calor, a água do circuito secundário se transforma em vapor e movimenta a turbina - a uma velocidade de 1.800 rpm - que, por sua vez, aciona o gerador elétrico. Esse vapor, depois de mover a turbina, passa por um condensador, onde é refrigerado pela água do mar, trazida por um terceiro circuito independente. A existência desses três circuitos impede o contato da água que passa pelo reator com as demais. 

Uma usina nuclear oferece elevado grau de proteção, pois funciona com sistemas de segurança redundantes e independentes (quando somente um é necessário). (Fonte: Eletronuclear)


 Desenho esquemático de uma Usina Nuclear (Fonte: Eletronuclear)

Para saber mais sobre o processo de geração de energia elétrica por fonte nuclear, acesse o site da Eletronuclear http://www.eletronuclear.gov.br/



Data da última atualização: 01/10/2020 13:15:42

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: