Em quais unidades a INB possui horto florestal e quais atividades desenvolvidas?

As unidades de Caetité/BA, Resende/RJ e Caldas/MG possuem horto florestal, onde são produzidas mudas de espécies nativas de cada uma das regiões. As mudas e sementes são utilizadas na recuperação da vegetação e proteção do solo em áreas dentro da unidade e também são doadas a prefeituras, entidades de ensino, associações de moradores, à comunidade e aos empregados da INB, em ações de educação ambiental.

A INB Caetité está localizada em uma área de grande biodiversidade, com predominância do bioma Caatinga. No Horto Florestal da unidade já foram catalogadas 465 espécies nativas da região. Desde 1998, foram produzidas mais de 1,4 milhão de mudas, sendo 900 mil plantadas em 160 hectares de áreas em recuperação de propriedade da empresa e 500 mil doadas.

O Horto Florestal da INB Resende faz parte do Programa de Restauração do Bioma Mata Atlântica. A instalação conta com um viveiro capaz de produzir milhares de mudas por ano e possui mais de 720 matrizes de espécies da Mata Atlântica cadastradas, todas marcadas e identificadas. São essas matrizes que fornecem sementes para produção de mudas. A cada ano são plantadas aproximadamente 20 mil mudas.

No Horto Florestal da unidade de Caldas/MG são produzidas as mudas de espécies nativas utilizadas para a recuperação das áreas degradadas, as ornamentais para fins paisagísticos na unidade, as frutíferas para reposição e plantio nos pomares, além de mudas para doação a funcionários, escolas e demais entidades interessadas.


Data da última atualização: 30/09/2020 17:20:39

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: