Horto Florestal de Caldas

O Horto Florestal da Unidade em Descomissionamento de Caldas – UDC é responsável por produzir mudas para as demandas de recomposição vegetal e para os projetos de educação ambiental da unidade, através dos quais empregados, produtores rurais e instituições podem receber mudas para uso em reflorestamentos e atividades educacionais. Considerando a demanda atual, são produzidas cerca de 4.000 mudas por ano. Entretanto, o Horto Florestal possui estrutura física e equipe técnica para produzir uma maior quantidade de mudas se houver demanda.

Sementes de espécies nativas da região são coletadas e, posteriormente, semeadas em bandejas ou tubetes que permanecem na estufa até a germinação. Os indivíduos germinados mais vigorosos são selecionados, transplantados para saquinhos individuais e transferidos para o viveiro de mudas para completarem seu desenvolvimento e serem plantados.

O Horto Florestal também é responsável pela compostagem dos resíduos orgânicos do restaurante da UDC. Esses resíduos são misturados ao capim proveniente da manutenção de áreas verdes e, por ação de microrganismos, transformam-se em adubo orgânico utilizado na recomposição vegetal.

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: