INB está entre as 10 estatais mais transparentes em ranking do TCU

A Indústrias Nucleares do Brasil - INB está entre as 10 estatais mais transparentes, segundo ranking divulgado em dezembro pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A avaliação de transparência dos portais tem o objetivo de aferir a conformidade das organizações quanto à publicação de informações obrigatórias, com a legislação aplicável e com as boas práticas. O percentual de atendimento aos critérios pela INB foi de 82,89%, que figurou na sétima colocação, entre 56 empresas.

Da relação total dos itens monitorados, as estatais cumpriram, em média, 69,99% deles. As empresas que se encontram acima de 75%, de acordo com o TCU, apresentaram bons índices gerais.

A auditoria realizada entre agosto de 2020 e março de 2021 pelo órgão verificou se os níveis de transparência dos portais das estatais federais atendiam a Lei de Acesso à Informação (LAI), a Lei das Estatais (13.303/2016) e deliberações expressas em acórdãos do Tribunal. O TCU analisou, ainda, se as estatais cumpriram as deliberações do Acórdão 1.832/2018, que exigiu a publicação de informações e documentos relativos a contratos, licitações, receitas, despesas, gastos com remunerações, diárias e passagens.

 

De acordo com o gerente de Governança Corporativa da INB, Paulo Cesar Dantas, o resultado da avaliação do TCU demonstra que a INB vem se mantendo bem posicionada entre as grandes empresas no que se refere ao cumprimento dos critérios e boas práticas de transparência “Tudo isso, graças ao comprometimento e envolvimento da Alta Administração e de diversas áreas da companhia”, destacou Dantas.

 

Confira as dez estatais mais transparentes na tabela abaixo: 

Saiba mais em: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-divulga-ranking-das-estatais-mais-transparentes.htm

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS:

Galeria de Imagens