Comemorado em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação do debate sobre esse tema. Na Indústrias Nucleares do Brasil (INB), diversas atividades foram realizadas em alusão à data.
Resende/RJ - No dia 22/03, a INB apoiou o evento realizado pela Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar) e pela Secretaria Municipal de Educação de Resende no Parque das Águas, que teve como público-alvo crianças do ensino fundamental. O evento, promovido para as escolas municipais Clotilde de Souza, Bernarda Brandão, Ester Politi e Parque das Águas, contou com diversas atividades como teatro, pintura no rosto e brincadeiras. Também foram realizados plantio de mudas pela Amar, mostra do laboratório portátil de Água das Agulhas Negras (Grupo Águas do Brasil) e apresentação do Projeto Trata Óleo. A INB participou do evento com uma tenda do Programa de Educação Ambiental (PEA) e atividades como jogos da memória para as crianças, relacionados ao uso da água. Os participantes fizeram ainda desenhos referentes ao tema.
No dia 24/03, a INB promoveu uma atividade pedagógica na Escola Municipal Augusto de Carvalho, em Engenheiro Passos. De acordo com a bióloga da empresa Flávia Pires, essa atividade foi uma continuação do projeto realizado em 2022, em que o PEA promoveu uma roda de conversa com as crianças sobre os usos gerais da água e as fontes que abastecem o distrito. “Neste ano, a atividade contou com uma apresentação sobre a importância da água, sua distribuição no planeta, seus principais usos e sobre o Ribeirão Agua Branca. As crianças ouviram ainda sobre a fábula do beija-flor que tenta apagar um incêndio na floresta, pois esse foi o tema proposto pela ONU para o Dia Mundial da Água em 2023. Ao final fizeram um trabalho em que se comprometeram em ser um beija-flor e mudar o mundo”, destacou a bióloga.
Caetité/BA - Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a INB realizou a doação de 1.209 mudas de ipês amarelo, roxo e rosa para a população, em frente ao Espaço INB Caetité/BA.
A entrega das mudas aconteceu nos dias 22 e 23 de março e marcou a retomada das ações coletivas da Campanha Adote uma Muda para o público externo. Já que em atendimento às medidas de contenção da pandemia do coronavírus, as ações com potencial de aglomeração de pessoas estavam suspensas desde março de 2020.
A moradora de Caetité Maria José Dias, uma das 414 pessoas que “adotou” uma muda, disse que essas campanhas são de grande importância, pois os desmatamentos nessa área são grandes. “Eu, como sou defensora do meio ambiente, não perdi tempo em pegá-las. Se cada um plantasse uma muda, os impactos ambientais seriam bem menores. Moramos numa região muito seca e precisamos do apoio de todos, pois juntos fazemos a diferença”, afirmou. “Gostaria de agradecer a INB pela atitude e preocupação com as comunidades”, complementou.
A Campanha Adote uma Muda faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA)/ Programa de Inserção Regional (PIR), uma das medidas do licenciamento ambiental aprovado pelo Ibama.
Nas unidades – A INB também promoveu atividades sobre o tema voltadas para os trabalhadores da empresa. Na Unidade em Descomissionamento de Caldas/MG, foi realizada uma palestra sobre Águas Termais, com a doutora em História Termal e Termalista Jussara Marrichi. A iniciativa está relacionada ao trabalho do Programa de Educação Ambiental (PEA), que possui a ação chamada “Comemorando”, onde os empregados e terceirizados escolhem, por meio de um questionário, três datas para comemorações dentro da unidade. O Dia Mundial da Água foi o mais votado.
Durante a palestra, a termalista falou sobre a história da água termal no mundo, no Brasil e nas cidades de Poços de Caldas e Caldas, que são consideradas cidades termais. Apresentou ainda o que é o termalismo e o turismo termal, além de discorrer sobre os benefícios desse tipo de água para tratamento de feridas, fibromialgia e até para a saúde mental.
Na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende/RJ, foi exposto um mural abordando a importância do recurso, seus usos e o porquê da proposta do Dia Mundial da Água. Um túnel do tempo de ações realizadas pelo PEA da unidade também foi apresentado.