Mais de 130 aprovados no último Concurso Público foram admitidos na INB

Desde julho de 2018, quando foi homologado o Processo Seletivo Público da INB para formação de cadastro de reserva, 135 aprovados foram admitidos para trabalhar na empresa. Ocorreram convocações em todas as unidades contempladas no concurso: Resende/RJ, Caetité/BA, Caldas/MG e Rio de Janeiro/RJ. Do total de admissões, 25 foram realizadas em 2021. E, atualmente, outras 4 estão em andamento, com candidatos já convocados para os cargos de engenheiro mecânico, fresador e técnico de instrumentação, na Unidade de Resende, e técnico em química em Caetité.

A validade de todo concurso público pode ser prorrogada uma única vez e pelo mesmo prazo inicial. O da INB foi prorrogado em 2020, sendo válido até o dia 5 de julho de 2022. Mas é importante lembrar que não há previsão ou datas específicas para convocações. Elas ocorrem quando surge a necessidade de reposição do efetivo, de acordo com o interesse da administração e consideradas as disponibilidades orçamentárias.

Com 29.696 inscritos e mais de 18 mil aprovados, o processo seletivo realizado em 2018 foi voltado principalmente para substituir parte dos profissionais da INB que aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV), concluído em 2019. A taxa de reposição autorizada pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) foi de 30% do número total de desligamentos realizados pelo programa. Com isso, dos 211 empregados que deixaram a INB na ocasião, houve a abertura de 64 vagas, que já foram repostas. 

O administrador de empresas Denilson Delfino Francisco, da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da INB, explica que agora as convocações ocorrem para reposição em casos de desligamento de empregados ou quando surge uma necessidade eventual: “Em Caetité, por exemplo, foram realizadas recentemente cinco admissões de técnicos em radioproteção. A necessidade da convocação surgiu em virtude de uma determinação da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) como condicionante de licença”. 

Limite de vagas

Denilson ressalta que as empresas do Governo Federal possuem um limite de efetivo pré-determinado pela Sest e o da INB é de 1193 empregados, excluindo-se deste número os chamados anistiados (cargos extintos em que não é permitida a reposição). “Não é prudente para a empresa trabalhar no limite deste efetivo, porque podem surgir necessidades de contratação não previstas, como ocorreu em Caetité”, explica. Atualmente, a INB tem 1160 empregados.

Esperança de um emprego

A aprovação em um concurso público é a esperança de emprego para muitas pessoas. "A expectativa em relação às convocações é grande, o que é natural porque o candidato almeja entrar na empresa. A gente já esteve do outro lado e sabe bem como é", afirma Denilson, que começou a trabalhar na INB em 2009, após ser aprovado no processo seletivo público de 2006. 

Para manter os candidatos informados, a INB procura passar todas as informações e tirar as dúvidas que chegam sobre as convocações. “O processo é o mais transparente possível. Publicamos periodicamente a lista de acompanhamento das convocações, damos publicidade a toda eliminação e respondemos todas as perguntas que chegam até nós”, informa. 

O administrador de empresas recomenda que as solicitações de informação sejam encaminhadas para a Ouvidoria da INB, mas reitera que a empresa responde as dúvidas que chegam pelos mais diversos canais de comunicação com o público. O contato com a Ouvidoria da INB pode ser feito através do Fale Conosco disponível aqui.

Atualização de dados cadastrais

Para não correr o risco de não ser localizado no momento da convocação, quem foi aprovado no concurso deve sempre manter atualizadas as informações cadastrais. Esta é uma obrigação do candidato prevista no edital. Então, em caso de alguma alteração de endereço (inclusive eletrônico) e telefone, o candidato deverá comunicar à INB enviando correspondência, via Sedex, para a Indústrias Nucleares do Brasil S/A – INB – Área de Recursos Humanos – Rodovia Presidente Dutra, Km 330 – Engenheiro Passos – Resende – RJ – CEP 27.555-000.  

Além disso, é importante sempre acompanhar as publicações oficiais sobre o Processo Seletivo Público, já que o edital também prevê que não é possível ao candidato alegar perda de prazo por ausência de recebimento de correspondência. Além do envio de telegrama, a empresa atualiza a lista de acompanhamento de convocações periodicamente no site da INB. O arquivo pode ser acessado aqui.

*Texto atualizado em 01/06/21


COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: