Mais de mil pessoas já visitaram o Espaço INB Resende

Com pouco mais de um ano de existência, o Espaço INB Resende ultrapassou a marca de mil visitantes. Inaugurado em maio de 2022, está localizado ao lado da portaria principal da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da Indústrias Nucleares do Brasil – INB, no distrito de Engenheiro Passos, em Resende/RJ. A milésima visita foi registrada no final de junho, quando o local recebeu integrantes da Escola Superior de Guerra.

O Espaço tem como objetivo divulgar as atividades da empresa, assim como promover o aprendizado sobre sustentabilidade, cultura, ciência nuclear e inovação.

“O Espaço INB Resende foi criado com o objetivo de proporcionar ao público uma visita de qualidade à INB Resende, fomentando o conhecimento e o debate sobre a energia nuclear, além de outros temas ligados à agenda ambiental”, explica a bióloga Flávia Cristina de Almeida Cordovil Pires, da Gerência de Comunicação Institucional da empresa.

São recebidos grupos com interesses variados, e por isso cada visita é planejada de acordo com as características dos visitantes, como idade, área de estudo, entre outras. Os solicitantes recebem um formulário para preencher informando o interesse, e a partir das respostas fornecidas a visita é planejada.

Para visitar o local é necessário o agendamento. Os interessados devem enviar e-mail para espacoinbresende@inb.gov.br.

 

Exposições

Além de fomentar o conhecimento sobre energia nuclear, o Espaço INB Resende também conta com exposições temporárias sobre temas variados. O local já abrigou três desde a inauguração. A primeira delas, intitulada “Santana dos Tocos Vive”, apresentou imagens e documentos de uma freguesia chamada Santana dos Tocos, que existiu onde hoje é o reservatório de Funil. Em seguida, esteve em cartaz a exposição “Rede de esgoto não é lixeira”, que abordou os prejuízos causados pela prática de jogar lixo e utensílios nas redes de esgoto. Atualmente, o Espaço abriga a exposição “Parque Nacional do Itatiaia: Coletânea de artigos acadêmicos”.

 

COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: