Relatório do Plano de Logística Sustentável da INB apresenta resultados positivos para mudanças adotadas

O Relatório de Acompanhamento do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2017-2020 da Indústrias Nucleares do Brasil - INB traz resultados significativos alcançados no período, como redução na utilização de cartuchos de impressora e uso de papel para impressão. O PLS é uma ferramenta de planejamento que permite à empresa estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos.

O Plano de Logística Sustentável da INB possui 15 eixos temáticos, para os quais são definidos objetivos, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação. Ele foi publicado originalmente em setembro de 2013 e estabeleceu a metodologia de implementação, avaliação e acompanhamento utilizada no PLS/INB 2017-2020. O Relatório de Acompanhamento demonstra o quanto foi alcançado das metas e objetivos de cada eixo temático neste período, além de traçar um plano de ação com as metas para 2021.

Resultados

Entre 2016 e 2020, a maior redução foi verificada em um dos indicadores do eixo Material de Consumo: a utilização de cartuchos de impressora apresentou queda de 97%. Os outros dois indicadores deste tema também apresentaram bons resultados: o uso de papel para impressão caiu mais da metade (-53%) e o de copos descartáveis foi 49% menor. A meta de redução do consumo dos três itens era de 7%. "As ações que contribuíram para estas significativas reduções foram a instalação de ilhas de impressão e controle de impressão por usuário e a utilização do sistema de certificação digital", informa o relatório.

O tema Telecomunicações também apresentou significativa redução em recursos utilizados (telefonia fixa e móvel), na ordem de 82%. De acordo com o relatório, essa redução pode ser atribuída ao resultado das ações orientadas por grupos de trabalho instituídos com o intuito  objetivo de padronizar os serviços e reduzir custos e despesas.

Apenas dois eixos temáticos ficaram ligeiramente abaixo da meta de 7%: Limpeza e Conservação de Áreas Verdes e Manutenção de Bens Imóveis, ambos com redução do dispêndio global em recursos utilizados em torno de 5%.

Impacto da pandemia de covid-19

O relatório também demonstra o impacto causado pela pandemia de covid-19 em determinados eixos temáticos. Em 2020, houve aumento de 12% em recursos utilizados em serviço de deslocamento de pessoal. De acordo com o relatório, este aumento pode ser atribuído às ações de distanciamento social que determinaram os limites máximos de passageiros nos veículos. Ao analisar o período de 2016 a 2020, a redução do tema Deslocamento de Pessoal foi de 8%, portanto acima da meta de 7%. 

As medidas adotadas em decorrência da pandemia também estão entre os fatores que contribuíram para redução da geração de resíduos e, consequentemente, da quantidade de material destinado para reciclagem.

“A atenção que a sustentabilidade vem recebendo nos mais variados fóruns de discussão no Brasil e no mundo nada mais é do que fruto de uma caminhada que não começou agora. A sociedade está muito mais próxima do tema e pressionando para que as empresas estejam de fato comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Trata-se de um movimento inadiável, consistente e que só ganha ritmo", afirma Rodney Santos, coordenador de Meio Ambiente e Proteção Radiológica da INB e um dos integrantes da Comissão Gestora do Plano de Gestão Logística Sustentável da empresa.

Confira a íntegra do relatório de acompanhamento clicando aqui.
COMPARTILHE NAS MÍDIAS SOCIAIS: