Presidência

Adauto Seixas

Presidente

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Veiga de Almeida e Pós-graduado em Gestão de Negócios em Energia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Atuou como Desenhista Elétrico na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, como Desenhista Projetista Elétrico na Companhia de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB-RJ) e Engenheiro Eletricista no Projeto de Assistência Técnica / Grupo Executivo de Eletrificação Rural – PAT/GEER-RJ.

Funcionário de carreira da Indústrias Nucleares do Brasil desde 1981, onde desenvolveu projeto das instalações elétricas necessárias para a realização da primeira etapa da extração de minério da anomalia 13 3m Lagoa Real/Bahia pela Urânio do Brasil S.A.  Exerceu diversos cargos de chefia, incluindo Presidente Interino; Diretor de Recursos Minerais (outubro/2017 a julho/2019); Superintendente de Engenharia, Licenciamento e Qualidade; Chefe de Divisão; e Coordenador de Descomissionamento da Usina Santo Amaro (SP).

Assumiu a Presidência da INB em setembro de 2023.

Diretoria de Finanças e Administração

Maurício Pessôa Garcia Junior

Diretor

Graduado em Administração de Empresas e Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM-RJ). Pós-graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 

Já ocupou os cargos de Diretor Presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte; Diretor de Administração e Finanças da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística (Central-RJ); Diretor Geral de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro; Subsecretário Executivo de Turismo da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro; Adjunto do Diretor Social e Assessor Institucional da Presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); e Presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda.

Assumiu a Diretoria de Finanças e Administração da INB em setembro de 2023.

Diretoria de Produção do Combustível Nuclear

Reinaldo Gonzaga

Diretor

Reinaldo Gonzaga é graduado em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda – E.E.I.M.V.R., Universidade Federal Fluminense, e mestre em Engenharia de Materiais pela FAENQUIL/USP, em Lorena - SP. Iniciou sua trajetória profissional na Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST, até ingressar na INB em 2000, por concurso público.

Na Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, iniciou como engenheiro de produto, trabalhando com os produtos Pó e Pastilhas de Urânio e Varetas Combustíveis. Em 2010 passou a coordenar os processos de Fabricação de Pó e Pastilhas.

Em 2016, passou a responder pela Superintendência de Engenharia do Combustível Nuclear até ser convidado a assumir a Presidência da Indústrias Nucleares do Brasil – INB, em outubro de 2017, cargo que ocupou até janeiro de 2019.

Em março de 2022 foi nomeado assessor da Diretoria de Produção do Combustível Nuclear (DPN).

Assumiu a Diretoria de Produção do Combustível Nuclear da INB em setembro de 2023.

Diretoria de Recursos Minerais

Luiz Antônio da Silva

Diretor

Graduado em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (FERP) e Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL/USP). Professor Universitário do Centro Universitário de Barra Mansa - UBM no período de 2000 a 2010. Professor da Prefeitura Municipal de Barra Mansa de 1993 a 2023. Especialista Superior em Estratégia Nuclear da Indústrias Nucleares do Brasil S.A. desde 1998, onde assumiu dentre outras funções, Engenheiro responsável pela contabilidade e controle de material nuclear, Superintendência de Finanças e a Superintendência de Produção do Combustível Nuclear. Inspetor Internacional da ABACC - Agência Brasil Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares desde 2004. Atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria, Matemática, Matemática Financeira, Estatística, Engenharia de Produção Nuclear e Administração de Empresas. 

Assumiu a Diretoria de Recursos Minerais da INB em setembro de 2023.

Diretoria Técnica de Enriquecimento Isotópico

Marcos Fricks Cavalcante

Diretor

Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Ciências do Mar (habilitação em Mecânica) pela Escola Naval, Pós-graduado em Ciências Navais lato sensu - Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores (C-SUP) na Escola de Guerra Naval e Doutor em Ciências Navais - Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) na Escola de Guerra Naval. 

Iniciou sua trajetória no Colégio Naval em fevereiro de 1986, passando pela Escola Naval em 1989, Guarda Marinha em 1992, se tornou Segundo-Tenente em 1993, Primeiro-Tenente em 1995, Capitão -Tenente em 1998, Capitão de Corveta em 2005, Capitão de Fragata em 2010,  Capitão-de-Mar-e-Guerra em 2016, e Contra-Almirante em 2023. 

Assumiu a Diretoria Técnica de Enriquecimento Isotópico da INB em agosto de 2022.


Conselho de Administração

Igor Souza Ribeiro

Presidente do Conselho

Representante do Ministério de Minas e Energia

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Setores Energético e Mineral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, pós-graduado em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialista em Direito Econômico e Regulatório pela PUC-Rio.

Analista de infraestrutura do Ministério da Gestão e Inovação desde 2012. Em exercício na Secretaria Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia desde 2012, exerceu funções comissionadas de assessor técnico, gerente de projeto, coordenador-geral e diretor-substituto. Atualmente é assessor especial e substituto do Secretário Nacional de Energia Elétrica.

José Ailton de Lima

Conselheiro
Representante do Ministério de Minas e Energia

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco em 1975. Especialização em Sistemas Elétricos de Potência pela Escola de Engenharia de Itajubá. Possui Especialização em Mercado de Energia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco e Fundação Getúlio Vargas.

Ocupou diversos cargos na estrutura organizacional da CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco com relevância para o cargo de Diretor de Engenharia e Construção durante 12 anos e posteriormente como Diretor de Operação.

Dentre os destaques de sua carreira profissional cita-se a participação em diversos leilões de linhas de transmissão, usinas hidrelétricas e eólicas. Coordenou o Consórcio vencedor do leilão da usina de Belo Monte. Teve também intensa participação na construção da usina hidrelétrica de Jirau no rio Madeira e no sistema de transmissão em corrente contínua ligando aquela usina ao sudeste do Brasil.

Atuou como conselheiro nos Conselhos de Administração do Operador Nacional de Sistemas: do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica da Eletrobras, da Norte Energia controladora da usina de Belo Monte; da Energias Sustentáveis do Brasil controladora da usina de Jirau e de vários outros projetos em que a Chesf tinha participação.

Vladimir de Sousa Araújo

Conselheiro
Representante do Ministério de Minas e Energia

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, advogado inscrito na OAB/DF, com Pós-Graduação em Direito Tributário pela Escola de Administração Fazendária - ESAF, Especialista em Direito Digital pela UERJ/ITS-Rio e Pós Graduando em Direito Parlamentar e Processo Legislativo pelo Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas - IGEPP de Brasília/DF.

Já atuou como Consultor Jurídico do Ministério da Integração Nacional - MI, Assessor Parlamentar no Senado Federal, Chefe de Gabinete na Câmara dos Deputados, Consultor Sênior de Relações Institucionais e Governamentais e Consultor Jurídico-Legislativo junto ao Governo do Estado de Sergipe.

Possui sólida experiência em assuntos regulatórios do Setor Elétrico Brasileiro, com atuação na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, na Comissão Especial que discute o Código Brasileiro de Energia Elétrica e também na Frente Parlamentar Mista de Energia Limpa e Sustentável.

Guilherme Dionizio Alves

Conselheiro
Representante da Marinha do Brasil

Engenheiro Mecânico, graduado no CEFET-RJ, curso de Formação de Oficiais (CIAW), Mestrado em Engenharia Mecânica, pela UFSC, com Aprimoramento Gerencial – Construção e Mechanical Fabrication - Submarinos IKL 209 (Alemanha), e Construction Training in France General (França).

Participou de diversas comissões vinculadas ao PROSUB e atuou como Diretor no Centro de Desenvolvimento de Submarinhos, na Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha e no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. 

Carreira: Guarda Marinha (1990), Primeiro-Tenente (1990), Capitão-Tenente (1993), Capitão de Corveta (1999), Capitão de Fragata (2005), Capitão de Mar e Guerra (2010), Contra-Almirante (2016 e Vice-Almirante (2020).  Foi eleito Conselheiro de Administração da INB em 07/2022.

Betânia Peixoto Lemos

Conselheira
Representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Doutora, mestra e graduada em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e, atualmente, é a Presidenta da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

Em 2019, atuou na Enap no projeto de incorporação da Escola de Administração Fazendária (Esaf). Possui mais de 15 anos de atuação na área de avaliação econômica de projetos sociais e políticas públicas. É coautora do primeiro Manual de Avaliação Econômica de Projetos Sociais no Brasil.

Cesar Provazi
Conselheiro Representante dos Empregados

Engenheiro Civil, formado pela Escola de Engenharia de Volta Redonda – Fundação Oswaldo Aranha, Pós Graduado em Gestão da Qualidade e Economia Empresarial pela Associação Educacional Dom Bosco em Resende/RJ.

Trabalhou nas empresas: Tropical Line Serviços Industriais Ltda., COMAL – Construtora Manejo Ltda., Provazi Engenharia e Arquitetura Ltda. e RECON - Resende Construções e Empreendimentos Imobiliários Ltda. Foi Assessor e Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Resende e Professor de engenharia na Fundação Oswaldo Aranha e no Senai – Centro de Formação Profissional de Resende.

Atuou como Administrador Judicial na empresa Tupi Serviços Industriais, como Consultor de Gestão Empresarial de Micro e Pequenas Empresas no SENAI/RJ e como Inspetor do CREA/RJ – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Inspetoria de Resende.

É empregado concursado da INB desde janeiro de 1999 e atua na área de Engenharia Civil. Foi cedido para Prefeitura Municipal de Porto Real, onde atuou como Secretário de Planejamento em 2005. Desde 1997 é Diretor Presidente da AREA – Associação Resende de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Agrimensores.


Conselho Fiscal

Roberto Beier Lobarinhas

Presidente do Conselho
Representante do Ministério da Fazenda



Luciano da Silva Teixeira

Conselheiro
Representante do Ministério de Minas e Energia

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Graduado em Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (UERJ); Gestão Pública; Direito Administrativo e MBA em Controladoria e Finanças (FCWB).

Servidor Público Federal de carreira, no Cargo de Analista de infraestrutura. Em exercício no Ministério de Minas e Energia desde 2009, onde executou atividades de monitoramento da Expansão da Geração de Energia no Sistema Elétrico Brasileiro, na Secretaria de Energia Elétrica, exerceu a função de Coordenador-Geral de Gestão de Projetos substituto, e de Coordenador de Licitação na Secretaria-Executiva, exerceu a função comissionada de Assessor Técnico na Secretaria de Geologia e Mineração. Atualmente exercendo a função Comissionada de Assessor Técnico no Gabinete do Ministério de Minas e Energia.

Foi eleito Conselheiro Fiscal da INB em 08/2023.


Maria Ceicilene Aragão Martins

Conselheira
Representante do Ministério de Minas e Energia

Geóloga, formada pela Universidade de Brasília – UNB. Mestre em Engenharia Civil e pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Setores Energético e Mineral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Analista de Infraestrutura, atualmente é Subsecretária de Sustentabilidade da Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia. Ocupou os cargos de Chefe da Assessoria Especial de Meio Ambiente do MME (2017-2023), de Diretora de Programa do Ministério do Meio Ambiente (2015-2017), de Assessora Técnica da Diretoria de Licenciamento Ambiental do IBAMA (1994 a 2002), entre outros.  

Foi eleita Conselheira Fiscal da INB em 08/2023.

Comitê de Auditoria Estatutário

José Luiz de Souza Gurgel

Coordenador

Economista pela UERJ e Contador pela Faculdade da Cidade, Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Pesquisas, Ensino e Participações, Pós graduado em Gestão Empresarial pela Cândido Mendes.

Sócio da Andrade Gurgel Consultoria e Treinamento, atuando como consultor empresarial com especialização em auditoria, finanças e contabilidade.

Conselheiro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Membro do Conselho Fiscal do Grupo SOMA e do Conselho Fiscal do Grupo MARFRIG.

Foi sócio da KPMG e da BDO, onde liderou trabalhos de auditoria de demonstrações financeiras de empresas de capital aberto no Brasil, EUA e Europa, bem como auditoria de controles internos para fins de atendimento da SOX para o mercado de capitais norte americano, de acordo com as normas do PCAOB. Participou de trabalhos de auditoria em processo de reorganização societária (aquisições, fusões, cisões e incorporações), processos de abertura de capital e de emissão de dívidas. Foi contratado para membro do Comitê de Auditoria Estatutário da INB em 03/2022.

Carlos Alberto dos Santos Corrêa

Membro

Contador formado pela UNISUAM, pós-graduado pela UFRJ em Auditoria e em Contabilidade para Gestão de Negócios. Possui MBA em Gestão dos Processos Empresariais para a Qualidade pela FGV e é Mestre em Contabilidade pela FUCAPE Business School.

Possui experiência nas áreas Contábil, Tributária e de Controladoria, atuando em empresas do mercado segurador, como Icatu, BB Veículos, Generali do Brasil e Sul América. Atual Diretor Executivo na FenaCap.

Conselheiro certificado pelo IBGQ, foi membro do Conselho Fiscal das empresas Banrisul Icatu Participações e Icatu Fundo Multipatrocinado. Professor de Contabilidade, Membro das Comissões Contábil e Fiscal da CNSeg e da Comissão Especial de Assuntos Contábeis da SUSEP, pela FenaCap. Foi contratado para membro do Comitê de Auditoria Estatutário da INB em 05/2022.

Victor Castro Reis

Membro

Contador, formado pela Faculdade Mackenzie, Especialista (MBA) em Controladoria e Auditoria pela AVM Educacional, Mestrando em Ciências Contábeis na FUCAPE. Certificado em IFRS pelo AICPA e certificação em Conselheiro Fiscal pelo IBGC.

Membro do Comitê de Auditoria nos CORREIOS. Professor de Pós-graduação (lato sensu) de Controladoria e Finanças do Cedin - Centro de Estudos em Direitos e Negócios. Mentor de Startup pela plataforma  Distrito e pelo IBGC. Trabalhou nas empresas Nuvasive Brasil, Rahi Systems, Latam, BW Offshore, Vale S.A., Organizações Globo Participações S.A e PWC Auditores Independentes. Foi contratado para membro do Comitê de Auditoria Estatutário da INB em 05/2022.

 



 


Victor Castro Reis

Membro

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Mackenzie, Especialista (MBA) em Controladoria e Auditoria pela AVM Educacional, Mestrando em Ciências Contábeis na FUCAPE; Certificado em IFRS pelo AICPA e Certificação em Conselheiro Fiscal pelo IBGC.

Membro do Comitê de Auditoria nos CORREIOS; Professor de Pós-graduação (lato sensu) Controladoria e Finanças do Cedin - Centro de Estudos em Direitos e Negócios; Mentor de Startup pelo “DISTRITO” e pelo “IBGC” orientando empreendedores através da área financeira e de governança corporativa; Trabalhou nas empresas Nuvasive Brasil; Rahi Systems Latam; BW Offshore, Vale S.A.; Organizações Globo Participações S.A e PWC Auditores Independentes.