Presidência

Marcelo Xavier de Castro

Presidente

Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e Matemática pelo Centro Universitário de Barra Mansa – UBM. Mestre em Física Nuclear (Radioproteção e Dosimetria) pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria – IRD.

Atuou como Professor de Matemática, Física, Estatística e Matemática Financeira do Ensino Médio e Pós Médio em Volta Redonda e Professor Universitário e de Pós-Graduação na Faculdade Sul Fluminense - FaSF.

Funcionário de carreira da Indústrias Nucleares do Brasil desde 1989, onde atuou como Engenheiro Especialista em Radioproteção. Exerceu diversos cargos de chefia, incluindo Diretor de Finanças e Administração (Novembro/2015 a Abril/2017) e Diretor de Produção do Combustível Nuclear (Junho/2017 a Junho/2018).

Assumiu a Presidência da INB em agosto de 2025.

Diretoria de Finanças e Administração

Itamar de Almeida

Diretor


Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Santa Úrsula – USU. 

Profissional de carreira com ampla trajetória na área administrativa e financeira, atuando na Indústrias Nucleares do Brasil desde 1976, desempenhou funções de liderança e apoio gerencial em setores como transporte, manutenção predial, telefonia e apoio logístico. Também exerceu atividades como Analista Financeiro, com responsabilidade pelo acompanhamento, projeção e controle do orçamento de vendas da empresa, incluindo a definição de normas e procedimentos orçamentários, bem como com questões voltadas para acompanhamento e fiscalização contratual.

Entre 2003 e 2011 atuou como empresário no ramo de logística.

Assumiu a Diretoria de Finanças e Administração da INB em agosto de 2025.

 

Diretoria do Combustível Nuclear

Reinaldo Gonzaga

Diretor

Reinaldo Gonzaga é graduado em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda – E.E.I.M.V.R., Universidade Federal Fluminense, e mestre em Engenharia de Materiais pela FAENQUIL/USP, em Lorena - SP. Iniciou sua trajetória profissional na Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST, até ingressar na INB em 2000, por concurso público.

Na Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, iniciou como engenheiro de produto, trabalhando com os produtos Pó e Pastilhas de Urânio e Varetas Combustíveis. Em 2010 passou a coordenar os processos de Fabricação de Pó e Pastilhas.

Em 2016, passou a responder pela Superintendência de Engenharia do Combustível Nuclear até ser convidado a assumir a Presidência da Indústrias Nucleares do Brasil – INB, em outubro de 2017, cargo que ocupou até janeiro de 2019.

Em março de 2022 foi nomeado assessor da Diretoria de Produção do Combustível Nuclear (DPN).

Assumiu a Diretoria de Produção do Combustível Nuclear da INB em setembro de 2023.

Diretoria de Recursos Minerais

Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho

Diretor

Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Pós-graduado em Direito Corporativo pela Faculdade de Economia e Finanças IBMEC e MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Integrante da Comissão Especial de Direito Minerário da OAB Nacional, e sócio do Escritório Tomás Filho Advocacia, exerceu mandato como Deputado Estadual no Ceará (2007–2011) e atuou como Diretor da Agência Nacional de Mineração – ANM (2018–2020).

Assumiu a Diretoria de Recursos Minerais da INB em agosto de 2025. 

Diretoria Técnica de Enriquecimento Isotópico

Alexandre de Vasconcelos Siciliano

Diretor

Graduado (1993) em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Eletrônicos, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia pela COPPE/UFRJ (2006) e Especialista em Análise de Ambientes Eletromagnéticos pelo ITA (2008).

Ingressou na Marinha do Brasil em 1994, como Guarda-Marinha, no Curso de Formação de Oficiais e, desde então, atuou como engenheiro em diversas organizações militares, tendo exercido as funções de Diretor do Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha e do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro. É Contra-Almirante Engenheiro da Marinha do Brasil, desde março de 2022.

Foi condecorado com as medalhas Ordem do Mérito Naval (Grau Comendador), Medalha do Exército Brasileiro, Medalha Militar de Ouro (Passador de Ouro), Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Mérito Engenharia da Marinha.

Assumiu a Diretoria Técnica de Enriquecimento Isotópico da INB em fevereiro de 2025.

 

Conselho de Administração

Igor Souza Ribeiro

Presidente do Conselho

Representante do Ministério de Minas e Energia

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Setores Energético e Mineral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, pós-graduado em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialista em Direito Econômico e Regulatório pela PUC-Rio.

Analista de infraestrutura do Ministério da Gestão e Inovação desde 2012. Em exercício na Secretaria Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia desde 2012, exerceu funções comissionadas de assessor técnico, gerente de projeto, coordenador-geral e diretor-substituto. Atualmente é assessor especial e substituto do Secretário Nacional de Energia Elétrica.

José Ailton de Lima

Conselheiro
Representante do Ministério de Minas e Energia
 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco em 1975. Especialização em Sistemas Elétricos de Potência pela Escola de Engenharia de Itajubá. Possui Especialização em Mercado de Energia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco e Fundação Getúlio Vargas.

Ocupou diversos cargos na estrutura organizacional da CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco com relevância para o cargo de Diretor de Engenharia e Construção durante 12 anos e posteriormente como Diretor de Operação.

Dentre os destaques de sua carreira profissional cita-se a participação em diversos leilões de linhas de transmissão, usinas hidrelétricas e eólicas. Coordenou o Consórcio vencedor do leilão da usina de Belo Monte. Teve também intensa participação na construção da usina hidrelétrica de Jirau no rio Madeira e no sistema de transmissão em corrente contínua ligando aquela usina ao sudeste do Brasil.

Atuou como conselheiro nos Conselhos de Administração do Operador Nacional de Sistemas: do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica da Eletrobras, da Norte Energia controladora da usina de Belo Monte; da Energias Sustentáveis do Brasil controladora da usina de Jirau e de vários outros projetos em que a Chesf tinha participação.

Celso Mizutani Koga

Conselheiro
Representante da Marinha do Brasil
 

Vice-Almirante e Decano do Corpo de Engenheiros da Marinha, Celso Mizutani Koga é o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, órgão coordenador de projetos e pesquisas da Marinha do Brasil (MB) com a missão de contribuir para obtenção de sistemas, equipamentos, componentes, materiais e técnicas, nas áreas de propulsão e de geração de energia, de interesse da MB, em especial aqueles relacionados ao Setor Nuclear.

Bacharel em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, ingressou na Marinha do Brasil em 1987 como Guarda-Marinha na Escola Naval, deste então atuou no setor de engenharia em diversas Organizações Militares. Durante a carreira militar foi condecorado com as medalhas Ordem do Mérito Naval (Grau Comendador), Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau Comendador), Medalha Militar de Ouro (Passador de Ouro), Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Mérito Engenharia da Marinha (Quatro esferas armilares de bronze).

Bernardo Campos Zaghloul

Conselheiro
Representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
 

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Estado de Minas Gerais, atualmente em exercício no Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) como Coordenador-Geral de Planejamento Institucional e Projetos Estratégicos da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). Atua desde 2018 em áreas de coordenação da governança de empresas estatais.

É graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e pós-graduado em Gestão Pública e em Governança Corporativa.

 

Márcio Nascimento Bezerra

Conselheiro Representante dos Empregados

Analista de Sistemas com sólida experiência em Tecnologia da Informação, Gestão, Administração Hospitalar e Cibersegurança, com forte atuação na implementação e gerenciamento de infraestrutura de TI. Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Administração Hospitalar (Faculdade de Guanambi - UNIFG), Gestão de Tecnologia da Informação (Faculdade das Águas-DF) e Direito Previdenciário (IPEMIG), além de especializações em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde (UFBA) e Certificação Internacional em Segurança Cibernética no Setor Nuclear (WINS - CAPC™).

Atua como Técnico de Informática na Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Perito Judicial no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e Consultoria de TI e Gestão de Custos. Possui vasta experiência como Coordenador de Projetos, Sistemas ERP, atuou para empresas governamentais e privadas, além de atuação em licitações de administração e desenvolvimento de infraestrutura hospitalar de parcerias Público-Privadas no Estado da Bahia e Sergipe.

Detém amplo conhecimento em redes Linux e Windows, gerenciamento de servidores, Active Directory, segurança da informação e virtualização. Possui certificações em Engenharia de Dados, Cybersegurança, Computação em Nuvem (AWS e Google), agregando expertise estratégica em governança e tecnologia para ambientes Corporativos.

 

Conselho Fiscal

Roberto Beier Lobarinhas

Presidente do Conselho
Representante do Ministério da Fazenda

Mestre em Estatística e graduado em Engenharia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Também é pós-graduado em Finanças pelo INSPER, tendo sua formação acadêmica complementada por uma ampla gama de cursos, incluindo Governança, Conformidade e Gestão de Riscos.

Há 18 anos exerce o cargo de Coordenador de Operações de Dívida no Tesouro Nacional. É especialista em estratégias de financiamento internacionais e domésticas para o governo federal brasileiro, com destaque em negociações, análise de mercado e liderança política. Também atua como consultor do Banco Mundial e do FMI, compartilhando sua expertise em acesso aos mercados de capitais e gestão da dívida. 

No setor privado liderou projetos de infraestrutura e acordos de financiamento estruturado. É reconhecido por sua atuação pioneira em práticas de finanças sustentáveis. Ocupou posições em vários conselhos fiscais, onde supervisionou operações financeiras, mitigação de riscos e defesa de políticas. 

 

Hemeline Lúcia Camata Soares

Conselheira
Representante do Ministério de Minas e Energia
 

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, em 2007, é também especialista em comunicação pública. Atualmente atua na coordenação de todas as agendas do gabinete do ministro. Organização e preparação de agendas e eventos. Assessoramento em eventos internacionais e preparação de conteúdo do gabinete. Já exerceu funções em vários órgãos públicos em nível federal, estadual e municipal, como por exemplo no Senado Federal no gabinete do Senador Alexandre Silveira – 2022 – 2023 e na assessoria da na Diretoria Jurídica da Presidência do Senado – 2021 – 2022.

 

Maria Ceicilene Aragão Martins

Conselheira
Representante do Ministério de Minas e Energia
 

Geóloga, formada pela Universidade de Brasília – UNB. Mestre em Engenharia Civil e pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Setores Energético e Mineral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Analista de Infraestrutura, atualmente é Subsecretária de Sustentabilidade da Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia. Ocupou os cargos de Chefe da Assessoria Especial de Meio Ambiente do MME (2017-2023), de Diretora de Programa do Ministério do Meio Ambiente (2015-2017), de Assessora Técnica da Diretoria de Licenciamento Ambiental do IBAMA (1994 a 2002), entre outros.  

Foi eleita Conselheira Fiscal da INB em 08/2023.

Comitê de Auditoria Estatutário

José Luiz de Souza Gurgel

Coordenador

Economista pela UERJ e Contador pela Faculdade da Cidade, Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Pesquisas, Ensino e Participações, Pós graduado em Gestão Empresarial pela Cândido Mendes.

Sócio da Andrade Gurgel Consultoria e Treinamento, atuando como consultor empresarial com especialização em auditoria, finanças e contabilidade.

Conselheiro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Membro do Conselho Fiscal do Grupo SOMA e do Conselho Fiscal do Grupo MARFRIG.

Foi sócio da KPMG e da BDO, onde liderou trabalhos de auditoria de demonstrações financeiras de empresas de capital aberto no Brasil, EUA e Europa, bem como auditoria de controles internos para fins de atendimento da SOX para o mercado de capitais norte americano, de acordo com as normas do PCAOB. Participou de trabalhos de auditoria em processo de reorganização societária (aquisições, fusões, cisões e incorporações), processos de abertura de capital e de emissão de dívidas. Foi contratado para membro do Comitê de Auditoria Estatutário da INB em 03/2022.

Carlos Alberto dos Santos Corrêa

Membro

Contador formado pela UNISUAM, pós-graduado pela UFRJ em Auditoria e em Contabilidade para Gestão de Negócios. Possui MBA em Gestão dos Processos Empresariais para a Qualidade pela FGV e é Mestre em Contabilidade pela FUCAPE Business School.

Possui experiência nas áreas Contábil, Tributária e de Controladoria, atuando em empresas do mercado segurador, como Icatu, BB Veículos, Generali do Brasil e Sul América. Atual Diretor Executivo na FenaCap.

Conselheiro certificado pelo IBGQ, foi membro do Conselho Fiscal das empresas Banrisul Icatu Participações e Icatu Fundo Multipatrocinado. Professor de Contabilidade, Membro das Comissões Contábil e Fiscal da CNSeg e da Comissão Especial de Assuntos Contábeis da SUSEP, pela FenaCap. Foi contratado para membro do Comitê de Auditoria Estatutário da INB em 05/2022.

Victor Castro Reis

Membro

Contador, formado pela Faculdade Mackenzie, Especialista (MBA) em Controladoria e Auditoria pela AVM Educacional, Mestrando em Ciências Contábeis na FUCAPE. Certificado em IFRS pelo AICPA e certificação em Conselheiro Fiscal pelo IBGC.

Membro do Comitê de Auditoria nos CORREIOS. Professor de Pós-graduação (lato sensu) de Controladoria e Finanças do Cedin - Centro de Estudos em Direitos e Negócios. Mentor de Startup pela plataforma  Distrito e pelo IBGC. Trabalhou nas empresas Nuvasive Brasil, Rahi Systems, Latam, BW Offshore, Vale S.A., Organizações Globo Participações S.A e PWC Auditores Independentes. Foi contratado para membro do Comitê de Auditoria Estatutário da INB em 05/2022.

 



 


Victor Castro Reis

Membro

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Mackenzie, Especialista (MBA) em Controladoria e Auditoria pela AVM Educacional, Mestrando em Ciências Contábeis na FUCAPE; Certificado em IFRS pelo AICPA e Certificação em Conselheiro Fiscal pelo IBGC.

Membro do Comitê de Auditoria nos CORREIOS; Professor de Pós-graduação (lato sensu) Controladoria e Finanças do Cedin - Centro de Estudos em Direitos e Negócios; Mentor de Startup pelo “DISTRITO” e pelo “IBGC” orientando empreendedores através da área financeira e de governança corporativa; Trabalhou nas empresas Nuvasive Brasil; Rahi Systems Latam; BW Offshore, Vale S.A.; Organizações Globo Participações S.A e PWC Auditores Independentes.