Presidência

Carlos Freire Moreira

Presidente

O Capitão de Mar e Guerra da Reserva Carlos Freire Moreira é engenheiro naval, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval e mestrado em Arquitetura Naval pela École Nationale Supérieure de Techniques Avancées, em Paris, na França.

Em fevereiro de 2019, Carlos Freire assumiu a presidência da INB, empresa na qual havia exercido o cargo de Diretor Técnico de Enriquecimento Isotópico entre março de 2005 e maio de 2008.

Entre as principais funções exercidas ao longo da vida profissional, atuou em diversos projetos na Diretoria de Engenharia Naval da Marinha do Brasil (DEN) entre março de 1985 e fevereiro de 2002, sendo a última função desempenhada no local a de Superintendente de Programas. Carlos Freire foi também subchefe do Grupo Técnico de Recebimento do Porta-Aviões São Paulo na França (agosto de 2000 a fevereiro de 2001), superintendente industrial no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (janeiro de 2003 a maio de 2003), e diretor do Centro de Projeto da Marinha do Brasil (maio de 2003 a fevereiro de 2005). Exerceu ainda as funções de diretor industrial (agosto de 2009 a julho de 2012) e diretor operacional (julho de 2012 a janeiro de 2014) na Itaguaí Construções Navais S.A., e realizou consultorias em projetos nas áreas naval e de indústria.

Diretoria de Finanças e Administração

Pedro Francisco Dias Calheiros Boite

Diretor

Pedro Francisco Dias Calheiros Boite ingressou na INB em setembro de 2007. Antes de assumir o cargo de Diretor de Finanças e Administração em agosto de 2021, foi Superintendente de Finanças (março de 2019 até agosto de 2021) e Gerente de Análise Financeira e Orçamento (de janeiro de 2016 a março de 2019).

Graduado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), possui Pós-Graduação em Administração Estratégica de Empresas e é certificado ANBIMA - CPA-20 e pelo Instituto de Certificação dos profissionais de Seguridade Social - ICSS. Atuou por 11 anos no Nucleos Instituto de Seguridade Social exercendo os mandatos de Conselheiro Deliberativo, membro do Comitê Consultivo de Investimentos e Conselheiro Fiscal. Iniciou a carreira profissional na empresa SADIA S.A, também tendo sido Consultor de Empresas na Topcarnes Consultoria e Desenvolvimento de Concórdia/SC e Gerente Geral da Itá Industria Gráfica, dentre outros.


Diretoria de Produção do Combustível Nuclear

Marcio Adriano Coelho da Silva

Diretor

Marcio Adriano Coelho da Silva é graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Vassouras e mestre em Modelamento Matemático e Simulação Numérica Computacional pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou sua trajetória profissional no grupo que se dedicou ao desenvolvimento de novos produtos metalúrgicos, no Centro de Pesquisas da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, até ingressar na INB em 2000, por concurso público.

Na Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, gerenciou a área de Análise Técnica do Combustível até participar da missão oficial à Westinghouse Electric Company como líder do grupo do projeto mecânico para o novo combustível nuclear avançado, o 16 NGF, desenvolvido para a usina de Angra 1.

Em 2013, passou a responder pela Superintendência de Engenharia do Combustível Nuclear até ser convidado a assumir a Diretoria de Produção do Combustível Nuclear da INB. A nomeação foi oficializada no Diário Oficial de 29 de junho de 2018.

Diretoria de Recursos Minerais

Rogério Mendes Carvalho

Diretor

Rogério Carvalho é graduado em Engenharia de Minas, possui Pós-Graduação pelo Centre de Géostatistique de Fontainebleau - MINES ParisTech (École des Mines de Paris - France), Doutorado em Geociências (D.Sc.) e MBA em Gestão Empresarial. Tem mais de 35 anos de experiência em geologia de exploração, Geoestatística, avaliação de recursos e reservas minerais, planejamento e projeto de minas, economia mineral, planejamento estratégico, planejamento e gestão, desenvolvimento de negócios, Finanças, Opções Reais, trabalhando para grandes empresas no Brasil e no exterior.

Tem ampla experiência em diversas “commodities”, incluindo minério de ferro, manganês, materiais refratários, magnesita, argila, cromita, grafita, ouro, platina, níquel, diamante, carvão e minerais pesados. Foi responsável pela descoberta de projetos (prospecção e exploração) até estudos de viabilidade econômica e desenvolvimento, bem como auditorias técnicas e processos de “due diligence” em muitos países.

Assumiu a Diretoria de Recursos Minerais em junho de 2019. 

Diretoria Técnica de Enriquecimento Isotópico

Marcos Fricks Cavalcante

Diretor

Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Ciências do Mar (habilitação em Mecânica) pela Escola Naval, Pós-graduado em Ciências Navais lato sensu - Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores (C-SUP) na Escola de Guerra Naval e Doutor em Ciências Navais - Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) na Escola de Guerra Naval. 

Iniciou sua trajetória no Colégio Naval em fevereiro de 1986, passando pela Escola Naval em 1989, Guarda Marinha em 1992, se tornou Segundo-Tenente em 1993, Primeiro-Tenente em 1995, Capitão -Tenente em 1998, Capitão de Corveta em 2005, Capitão de Fragata em 2010, até se tornar Capitão-de-Mar-e-Guerra em 2016, posto que ocupa atualmente. 

Assumiu a Diretoria Técnica de Enriquecimento Isotópico da INB em agosto de 2022.


Conselho de Administração

Ney Zanella dos Santos

Presidente do Conselho

Representante do Ministério de Minas e Energia

Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, possui curso de Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral, de Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval, e de Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra.
Presidente da Amazul (2013 a 04/2019). Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, Vice-chefe da Chefia de Preparo e Emprego do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e Diretor do Centro de Inteligência da Marinha, entre outros cargos. Foi também Adido Naval na Argentina.  Foi eleito Conselheiro de Administração da INB em 04/2019.


André Luiz Rodrigues Osório

Conselheiro
Representante do Ministério de Minas e Energia

Economista, formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Possui MBA em Engenharia Econômica e Financeira pela Universidade Federal Fluminense – LATEC/UFF e Especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes.

Trabalhou na Eletrobrás Termonuclear S/A – Eletronuclear (01/1999 a 10/2006) e na Empresa de Pesquisas Energéticas (11/2006 a 03/2019). Desde 04/2019 é Diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia e Coordenador Nacional da Organização Latino Americana de Energia – OLADE. Foi eleito Conselheiro de Administração da INB em 04/2021.

Wanderlei Marinho da Silva

Conselheiro
Representante do Ministério de Minas e Energia

Engenheiro Elétrico pela Universidade Santa Cecília – UNISANTA, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. 
Professor convidado dos cursos de MBA Executivo do Instituto de Desenvolvimento Educacional – IDE, da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atua como Coordenador Acadêmico do Executive Education Program in Project Management na George Washington University School of Business, em Washington DC – EUA, em parceria com a FGV. É Coordenador dos cursos de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT em Veículos Híbridos e Elétricos e de Veículos Autônomos e Conectividade. Atuou como professor no Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Tecnologia Nuclear – C-ApA no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk – CIAW – RJ (2018 a 2019). Ocupou os cargos de Assessor de Planejamento Estratégico e de Assessor da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo – CTMSP, entre outros. Foi eleito Conselheiro de Administração da INB em 06/2021.

Guilherme Dionizio Alves
Conselheiro
Representante da Marinha do Brasil

Engenheiro Mecânico, graduado no CEFET-RJ, curso de Formação de Oficiais (CIAW), Mestrado em Engenharia Mecânica, pela UFSC, com Aprimoramento Gerencial – Construção e Mechanical Fabrication - Submarinos IKL 209 (Alemanha),e Construction Training in France General (França).

Participou de diversas comissões vinculadas ao PROSUB e atuou como Diretor no Centro de Desenvolvimento de Submarinhos, na Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha e no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. 

Carreira: Guarda Marinha (1990), Primeiro-Tenente (1990), Capitão-Tenente (1993), Capitão de Corveta (1999), Capitão de Fragata (2005), Capitão de Mar e Guerra (2010), Contra-Almirante (2016 e Vice-Almirante (2020).  Foi eleito Conselheiro de Administração da INB em 07/2022.


Geraldo Medeiros de Morais

Conselheiro
Representante do Ministério da Economia

Engenheiro de Produção pela UFRJ, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, possui curso de formação de Conselheiros de Administração pelo IBGC.

Atualmente é CEO da Fertimar Mineração e Navegação, empresa que atua no setor de fertilizantes e nutrição animal. Acumula também as funções de Conselheiro de Administração na INB e na CDP - Companhia Docas do Pará. Atuou anteriormente como Conselheiro de Administração na Brasil Ventos Energia e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Previamente ocupou posições como Diretor Comercial na CSN Mineração em São Paulo e Diretor Geral na Namisa International em Portugal. Ocupou diversos cargos executivos em vendas, marketing, logística, planejamento estratégico, suprimentos e importação na Vale, CSN e MBR/Caemi baseado entre Brasil, Holanda, Suíça e Portugal. Foi eleito Conselheiro de Administração da INB em 06/2019.


Antônio Carlos Brito

Conselheiro Representante dos Empregados

Técnico em Metalurgia pela Escola Técnica Pandiá Calógeras, Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas Dom Bosco (Resende/RJ), e graduado em Direito, pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Empregado da INB desde 08/2001, atua como Profissional de Fabricação do Elemento Combustível. Foi membro titular do Comitê de Recursos Humanos da INB (2012 a 2015), e Diretor de Assuntos Econômicos do Sindicato dos Químicos do Sul Fluminense (2011 e 2015).  Foi eleito Conselheiro de Administração da INB em 01/2019.

Conselho Fiscal

Mathias Lenz Neto

Presidente do Conselho
Representante do Ministério da Economia

Economista e Mestre em Economia pela Universidade de Brasília – UnB. Trabalha desde 06/2009 na Secretaria do Tesouro Nacional, onde desde 09/2016 ocupa o cargo de gerente na Coordenação-Geral de Planejamento de Operações Fiscais.

Trabalhou no Banco do Brasil (06/2001 a 05/2009), no Conselho Fiscal da CASEMG - Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais S.A. (05/2014 a 03/2015) e no Conselho Fiscal da INFRAERO - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (05/2016 a 06/2020). Foi eleito Conselheiro Fiscal da INB em 07/2020.


Jefferson de Souza Oliveira

Conselheiro
Representante do Ministério de Minas e Energia

Formado em Ciências Navais pela Escola Naval, em 1985. Possui especialização em Ciências Políticas pela União Pioneira de Integridade Social - UPIS-DF (2017) e Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (2002).

Assessor do Secretário-Executivo no Ministério de Minas e Energia, desde março de 2019. Assessor de Inteligência no Departamento de Promoção Comercial da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (2017 a 2019) e Assessor da Subchefia de Inteligência do Ministério da Defesa (2013 a 2017). Foi eleito Conselheiro Fiscal da INB em 07/2020.


João de Amorim Litaiff Júnior

Conselheiro
Representante do Ministério de Minas e Energia

Formado em Ciências Navais pela Escola Naval. Possui Doutorado em Ciências Navais, com ênfase em geopolítica e estratégia, pela Marinha do Brasil, realizado no Collège Interarmées de Défense, Paris-França e Mestrado em Ciências Navais, realizado na Escola de Guerra Naval.

Assessor do Ministro de Estado de Minas e Energia  desde 01/2019. Foi Assessor Especial em Defesa Nacional na Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE-PR), em 2008. Chefe de Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada, órgão de Direção Geral da Marinha do Brasil (2006 e 2007). Foi Comandante, Gestor Público e Ordenador de Despesas na Base Aérea Naval de São Pedro d´Aldeia, em 2003. Foi eleito Conselheiro Fiscal da INB em 06/2020.

Comitê de Auditoria Estatutário

José Luiz de Souza Gurgel

Coordenador

Economista pela UERJ e Contador pela Faculdade da Cidade, Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Pesquisas, Ensino e Participações, Pós graduado em Gestão Empresarial pela Cândido Mendes.

Sócio da Andrade Gurgel Consultoria e Treinamento, atuando como consultor empresarial com especialização em auditoria, finanças e contabilidade.

Conselheiro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Membro do Conselho Fiscal do Grupo SOMA e do Conselho Fiscal do Grupo MARFRIG.

Foi sócio da KPMG e da BDO, onde liderou trabalhos de auditoria de demonstrações financeiras de empresas de capital aberto no Brasil, EUA e Europa, bem como auditoria de controles internos para fins de atendimento da SOX para o mercado de capitais norte americano, de acordo com as normas do PCAOB. Participou de trabalhos de auditoria em processo de reorganização societária (aquisições, fusões, cisões e incorporações), processos de abertura de capital e de emissão de dívidas. Foi contratado para membro do Comitê de Auditoria Estatutário da INB em 03/2022.

Carlos Alberto dos Santos Corrêa

Membro

Contador formado pela UNISUAM, pós-graduado pela UFRJ em Auditoria e em Contabilidade para Gestão de Negócios. Possui MBA em Gestão dos Processos Empresariais para a Qualidade pela FGV e é Mestre em Contabilidade pela FUCAPE Business School.

Possui experiência nas áreas Contábil, Tributária e de Controladoria, atuando em empresas do mercado segurador, como Icatu, BB Veículos, Generali do Brasil e Sul América. Atual Diretor Executivo na FenaCap.

Conselheiro certificado pelo IBGQ, foi membro do Conselho Fiscal das empresas Banrisul Icatu Participações e Icatu Fundo Multipatrocinado. Professor de Contabilidade, Membro das Comissões Contábil e Fiscal da CNSeg e da Comissão Especial de Assuntos Contábeis da SUSEP, pela FenaCap. Foi contratado para membro do Comitê de Auditoria Estatutário da INB em 05/2022.

Victor Castro Reis

Membro

Contador, formado pela Faculdade Mackenzie, Especialista (MBA) em Controladoria e Auditoria pela AVM Educacional, Mestrando em Ciências Contábeis na FUCAPE. Certificado em IFRS pelo AICPA e certificação em Conselheiro Fiscal pelo IBGC.

Membro do Comitê de Auditoria nos CORREIOS. Professor de Pós-graduação (lato sensu) de Controladoria e Finanças do Cedin - Centro de Estudos em Direitos e Negócios. Mentor de Startup pela plataforma  Distrito e pelo IBGC. Trabalhou nas empresas Nuvasive Brasil, Rahi Systems, Latam, BW Offshore, Vale S.A., Organizações Globo Participações S.A e PWC Auditores Independentes. Foi contratado para membro do Comitê de Auditoria Estatutário da INB em 05/2022.

 



 


Victor Castro Reis

Membro

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Mackenzie, Especialista (MBA) em Controladoria e Auditoria pela AVM Educacional, Mestrando em Ciências Contábeis na FUCAPE; Certificado em IFRS pelo AICPA e Certificação em Conselheiro Fiscal pelo IBGC.

Membro do Comitê de Auditoria nos CORREIOS; Professor de Pós-graduação (lato sensu) Controladoria e Finanças do Cedin - Centro de Estudos em Direitos e Negócios; Mentor de Startup pelo “DISTRITO” e pelo “IBGC” orientando empreendedores através da área financeira e de governança corporativa; Trabalhou nas empresas Nuvasive Brasil; Rahi Systems Latam; BW Offshore, Vale S.A.; Organizações Globo Participações S.A e PWC Auditores Independentes.