Por que diferentes canais de atendimento?

É comum haver questionamentos e dúvidas relacionados à qual canal acionar em determinada situação. Veja, abaixo, quais as diferenças entre eles.

Canal Função
Ouvidoria  

Atua em situações excepcionais não atendidas ou não solucionadas pelos outros canais.

Recebe, acolhe e trata reclamações, solicitações e dúvidas não solucionadas, o que a configura como canal recursal (última instância). Recebe sugestões, denúncias, agradecimentos e elogios, estes em primeira instância.

As manifestações podem ser feitas de forma presencial, pela internet ou por telefone, dependendo de seu interesse. Para encaminhamento de manifestações de Ouvidoria existe também o canal integrado disponível na internet, com funcionamento de 24 horas, o e-OUV.

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

Criado através da Lei Federal nº 12.527/2011 (Acesso à Informação), é o canal mais adequado para fornecer informação geral e pública de dados e documentos sob a guarda da INB.

Para tais demandas, foi criado o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba resposta da solicitação realizada.

Fale Conosco Atende demandas mais rotineiras como solicitações de visitas, propagandas, dúvidas sobre os processos da INB e sobre concurso público, por exemplo. Acesse aqui o Fale Conosco.

Contatos da Ouvidoria

Titular : Renata Soriano de Miranda
Av. República do Chile, 230, 24o andar, Centro - RJ, Cep 20031-919
(21) 2286-5127
ouvidoria@inb.gov.br