INB Caldas – Barragens

Neste espaço, você encontra notícias, imagens, documentos e outras informações relacionadas à Barragem de Rejeitos e à Barragem de Águas Claras da Unidade em Descomissionamento de Caldas – UDC.

Matérias

Galeria de Imagens

1° Simulado externo em Caldas-MG

Simulação do mapa de inundação (Lama) da Barragem de Rejeitos de Caldas/MG

Barragem de Rejeitos - 25/10/19

Conclusão das obras na Barragem de Caldas - MG (25/06/2019)

Obra na Barragem de Rejeitos - 30/05/2019

Obra na Barragem de Rejeitos - 08/04/2019

Obra na Barragem de Rejeitos - 29/03/2019

Termo de Entrega do Plano de Ação de Emergência ao MPF

Barragem de Águas Claras

Obra na Barragem de Rejeitos - 11/03/2019

Obra na Barragem de Rejeitos - 13/02/2019

 

Barragem de rejeitos - Histórico

A barragem de rejeitos da INB Caldas foi construída no início da década de 80. Inicialmente foram realizados vários trabalhos preliminares na área escolhida, tais como: mapeamento geológico detalhado, sondagens geotécnicas para o conhecimento estrutural da fundação natural, com inclusão de testes de resistência mecânica do solo investigado, drenagem das águas superficiais e colocação de filtros de areia, entre outros trabalhos. Interessante ressaltar que o local escolhido é constituído de rochas argilosas, impermeáveis, ambiente este que impede percolações importantes de efluentes líquidos, em direção às águas subterrâneas naturais.

A sua construção ficou a cargo da Construtora Andrade Gutierrez, com projeto desenvolvido pela empresa Victor F. B. de Mello & Associados S/C Ltda, que era referência mundial da área de barragens na época. Seu método construtivo contemplou um núcleo de solo argilo-siltoso, no interior dos 450m do seu maciço, equipado ainda com filtros de areia e colocação de rochas de maior tamanho para proteger as faces do maciço, no método conhecido como “enrocamento”.