Análises realizadas em Resende 

 

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) desenvolve programas de controle de emissões, de preservação ambiental e de segurança dos processos de produção - um conjunto de ações e métodos de trabalho que garantem tanto a qualidade dos produtos e do meio ambiente, quanto à segurança e a saúde dos empregados e das populações. 

Em cada uma de suas unidades industriais e no entorno dessas instalações, o ar, a água, e biota são monitorados permanentemente, dentro de um programa de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar - qualitativa e quantitativamente - as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo. 

O Programa de Monitoração Ambiental (PMA-11), elaborado na sua origem para atender à fase operacional das unidades industriais previstas para instalação em Resende-RJ tem como objetivo principal demonstrar a coerência da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) quanto às exigências legais estabelecidas pelos Órgão Reguladores CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e as condicionantes de Licença de Operação, sendo conduzido em consonância com os requisitos legais aplicáveis e com sustentabilidade.



Com base nesse programa, o monitoramento ambiental fornece informações sobre os fatores que influenciam o estado de conservação, preservação, degradação e recuperação ambiental da região no entorno da FCN. Também subsidia medidas de planejamento, controle, recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo, além de auxiliar na definição de políticas ambientais da empresa. 

As indústrias tem considerado os aspectos preventivos de controle ambiental como estratégicos para o seu desenvolvimento na matriz sustentável. Adequar-se aos limites e padrões de emissão estabelecidos pelas agências de controle ambiental não é mais suficiente, fazendo com que diversas empresas apresentem desempenho superior ao exigido pelas normas ambientais demonstrando assim atitude pró-ativas com relação ao meio ambiente. 

O resultado das análises de água superficial avaliadas em 2022, de acordo com PMA da INB em Resende/RJ, evidencia que a quantidade de urânio encontrada no ribeirão Água Branca, no ponto mais próximo ao lançamento de efluentes da Fábrica de Combustível Nuclear - FCN, está abaixo do valor determinado na Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA 357/2005), que é de 0,02 mg/L U (ou 20 ppb – parte por bilhão), conforme demonstrado no gráfico 1.


Gráfico 1


Os parâmetros fluoreto e nitrogênio amoniacal também são mensalmente monitorados neste ponto de amostragem e estão apresentados no gráfico 2. Os resultados encontrados também estão abaixo dos valores determinados pela Resolução do CONAMA para águas doces - classe II, que é de 1,4 mg/L F para Fluoreto (ou 1,4 ppm – parte por milhão) e de 3,7 mg/L N para Nitrogênio Amoniacal (ou 3,7 ppm).


Gráfico 2


Portanto, pode-se afirmar que não há evidências de que a FCN, em 2022, tenha provocado incremento da atividade de radionuclídeos e nem de outras espécies no meio ambiente, quando comparado à faixa histórica.