Análises realizadas em Resende 

 

O resultado das análises de água superficial avaliadas em 2020, de acordo com Programa de Monitoração da INB em Resende/RJ, evidencia que a quantidade de urânio encontrada no ribeirão Água Branca, no ponto mais próximo ao lançamento de efluentes da Fábrica de Combustível Nuclear - FCN, está abaixo do valor determinado na Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA 357/2005), que é de 0,02 mg/L U (ou 20 ppb – parte por bilhão), conforme demonstrado no gráfico 1.

Os parâmetros fluoreto e nitrogênio amoniacal também são mensalmente monitorados neste ponto de amostragem e estão apresentados no gráfico 2. Os resultados encontrados também estão abaixo dos valores determinados pela Resolução do CONAMA para águas doces - classe II, que é de 1,4 mg/L F para Fluoreto (ou 1,4 ppm – parte por milhão) e de 3,7 mg/L N para Nitrogênio Amoniacal (ou 3,7 ppm).

Os resultados da monitoração ambiental são enviados periodicamente para a CNEN e para o Ibama e comprovam que as atividades da Fábrica de Combustível Nuclear, localizada em Resende, são conduzidas em consonância com os requisitos legais aplicáveis. 

 

Gráfico 1 – Monitoração de Urânio total.



Gráfico 2 – Monitoração de fluoreto e amônia.